A Prefeitura de Goiânia entregou nesta terça-feira (19) a nova fonte do Parque Vaca Brava, equipamento que estava inativo há anos e agora volta a funcionar com funções ambientais, além de ornamentais. A fonte promove a oxigenação da água, movimenta o lago e contribui para a saúde do ecossistema aquático, funcionando em ciclos: das 7h às 12h, 14h às 16h e 18h às 22h, com reabastecimento nos intervalos.
Durante a entrega, o prefeito Sandro Mabel destacou que a revitalização de espaços públicos é uma prioridade. “Já fizemos o desassoreamento do Parque Cascavel, avançamos no Parque Areião e temos projetos robustos para áreas como o Lago das Rosas. Goiânia tem muitos parques e nossa missão é cuidar de todos eles”, afirmou.

O prefeito também ressaltou o impacto da revitalização para a população. “Queremos tornar nossa capital mais agradável para todos. No Vaca Brava, arrumamos bancos, fizemos limpeza e devolvemos a fonte, que é belíssima e faz falta, especialmente no Natal”, disse Mabel.
Leia Mais: Universidade Estadual de Goiás (UEG) abre seleção para 300 vagas remanescentes do Vestibular 2025/2
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Importância ambiental
A presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, explicou a importância ambiental da fonte. “As folhas que caem na água consomem oxigênio. Sem um equipamento que movimente e limpe a água, o lago fica turvo. Agora, a água terá aspecto mais limpo e a fauna agradece”, destacou.
Frequentadores aprovaram a intervenção. A costureira Terezinha Vieira de Castro, moradora da região há 30 anos, comemorou a revitalização. “Eu venho todos os dias com meus cães e já percebo mudanças. Antigamente, tínhamos medo de passar aqui à noite, mas agora está tudo iluminado. A fonte faz falta e o parque está muito melhor e mais seguro”, disse.
A arquiteta Selma Pires Medeiros também ressaltou o impacto positivo do parque revitalizado para a comunidade. “Temos ginástica, parquinho para crianças e agora a fonte volta a trazer beleza ao lago. Para quem mora aqui ao lado, é um conforto e traz mais segurança”, afirmou.
