A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou, nesta terça-feira (08), mais de 5 mil itens ao Hospital e Maternidade Dona Íris. A medida busca minimizar o desabastecimento da unidade, após uma visita técnica da pasta identificar a falta de materiais básicos para a continuidade do atendimento às gestantes.
Entre os insumos entregues estão medicamentos de uso materno, frascos de soro, agulhas, testes de Covid e Influenza, além de papel para impressão de exames, que estavam sendo suspensos por falta do material. Segundo a SMS, a entrega emergencial visa garantir os serviços até a efetivação do repasse de julho à fundação que administra a unidade.
‘Estamos ouvindo os profissionais e pacientes nas maternidades para entender os gargalos e agir com rapidez’, afirmou ele. O secretário reforçou ainda os investimentos: ‘Já repassamos mais de R$ 103,6 milhões à Fundahc somente neste ano. Agora, também enviamos itens de consumo para evitar a interrupção da assistência’.”
Leia Mais: Setor Campinas recebe nova iluminação em LED com 1.584 luminárias pelo programa Brilha Goiânia
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
Repasse de julho
A Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), que operacionaliza a Maternidade Dona Íris, recebe os repasses mensais da Prefeitura. Estes repasses são baseados nos recursos transferidos pelo Ministério da Saúde. Segundo a SMS, a prefeitura recebeu os valores de julho nesta terça-feira, 8 de julho. O pagamento à Fundahc está previsto para ocorrer até quarta-feira, 9 de julho.
A assessora técnica da pasta, Milena Bemfica, destacou que a entrega dos insumos atende a necessidades relatadas diretamente pelos profissionais da unidade. “Nos informaram que exames estavam sendo adiados por falta de papel para impressão, já que os laudos não são visualizados em tela pelos médicos. Por isso, além dos insumos hospitalares, estamos enviando também materiais administrativos”, explicou.
A SMS reforça que a Prefeitura realiza todos os repasses. No entanto, a Fundahc possui autonomia total para gerir esses valores. É de sua responsabilidade administrativa manter os contratos com fornecedores em dia.