27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 6, fevereiro 2026

Prefeitura de Goiânia emite alerta após caso de morcego com vírus da raiva na capital

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, emitiu nesta quinta-feira (5) um alerta epidemiológico à população após a confirmação do primeiro caso de morcego com vírus da raiva na capital em 2026. 

Animais contaminados podem transmitir a doença ao ser humano por meio de mordidas ou lambeduras.

De acordo com a SMS, o animal foi encontrado morto no Setor Colônia Santa Marta. Segundo o gerente de Controle de Animais Sinantrópicos da pasta, Daniel Graziani, não há histórico de contato do morcego com pessoas ou animais domésticos. Ainda assim, a circulação do vírus entre animais silvestres acende o sinal de alerta. 

A orientação é que tutores verifiquem se cães e gatos estão com a vacinação antirrábica em dia. 

Doença tem alta letalidade 

A raiva é uma encefalite viral aguda com taxa de letalidade próxima de 100%. Em 2025, o Brasil confirmou três casos de raiva humana, todos com evolução para óbito. 

A SMS reforça que morcegos não costumam permanecer no solo. Quando encontrados nessa condição, podem estar debilitados ou doentes, o que aumenta o risco de exposição. 

A recomendação é clara: não tocar, não se aproximar e não tentar capturar o animal. 

Caso um morcego ou macaco seja encontrado morto, a população deve: 

  • Isolar o local; 
  • Cobrir o animal com um balde ou caixa, evitando contato; 
  • Acionar imediatamente a Diretoria de Vigilância em Zoonoses pelos telefones 3030-4056 ou 3030-4121. 

Leia Mais: Polícia Civil de Goiás prende homem por pesca ilegal no Lago Azul, em Três Ranchos 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

O que fazer em caso de contato 

Em situações de mordida, arranhão ou contato com saliva de animal suspeito, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação da profilaxia antirrábica. 

Embora morcegos frugívoros não ataquem humanos, eles podem transmitir o vírus a animais domésticos. Por isso, a vacinação anual de cães e gatos é considerada a principal forma de prevenção. 

Pontos de vacinação antirrábica em Goiânia 

A Prefeitura de Goiânia disponibiliza a vacina antirrábica para cães e gatos em dez pontos da capital, das 8h às 17h: 

  • Centro de Zoonoses – Rodovia GO-020, Km 08 – Fazenda Vau das Pombas (segunda a sexta) 
  • Distrito Sanitário Norte – Rua Carijós, 260-402 – Setor Urias Magalhães (quartas-feiras) 
  • Distrito Sanitário Sul – Praça C 221, s/n – Jardim América (quartas-feiras) 
  • Distrito Sanitário Leste – Avenida Cristóvão Colombo, 136 – Jardim Novo Mundo (quartas-feiras) 
  • Distrito Sanitário Sudoeste – Avenida Milão, s/n – Residencial Eldorado (quartas-feiras) 
  • Distrito Sanitário Campinas-Centro – Rua 67-A, 221 – Setor Norte Ferroviário (quartas-feiras) 
  • Distrito Sanitário Noroeste – Avenida do Povo, Quadra 81, Lote Área – Jardim Liberdade (quartas-feiras) 
  • UPAVet – Avenida José Martins Guerra, s/n – Jardim Balneário Meia Ponte (segunda a sexta) 
  • Hospital Veterinário da UFG – Avenida Esperança – Campus Samambaia (segunda a sexta) 

A SMS reforça que manter os pets vacinados é fundamental para interromper o ciclo de transmissão e proteger tanto os animais quanto a população. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -