21.8 C
Goiânia
sábado, 18, outubro 2025

Prefeitura de Goiânia capacita agentes para fiscalizar caminhões com excesso de peso 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), realiza nesta quinta-feira (16) a etapa prática do curso de capacitação para fiscalização de caminhões com excesso de peso, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A iniciativa atende determinação do prefeito Sandro Mabel, que tem como meta impedir a circulação de veículos de carga acima do peso permitido dentro da capital. 

Ao todo, 20 agentes de trânsito participam do treinamento. O curso foca em técnicas de pesagem, análise documental e aplicação da legislação prevista no Código de Trânsito Brasileiro. A ação integra medidas da Prefeitura para proteger o pavimento urbano, aumentar a segurança viária e reduzir os gastos públicos com recapeamento e manutenção.

Estudos técnicos mostram que um único caminhão com sobrepeso pode causar danos equivalentes à passagem de milhares de veículos leves. Ele gera fissuras, afundamentos e desgaste prematuro do asfalto. Além de reduzir a vida útil das vias, o problema aumenta os custos de manutenção em até 30%, podendo ultrapassar R$ 200 por metro quadrado em casos de danos estruturais.

“Goiânia não pode permitir que veículos trafeguem acima do peso permitido. Estamos preservando o asfalto, garantindo segurança e cuidando do recurso público”, afirmou o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu. 

Leia Mais: Festival do Bem 2025 reúne Daniel, Matheus & Kauan e Diego & Victor Hugo em Goiânia com entrada solidária

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Padronização dos procedimentos de fiscalização

O superintendente de Engenharia, Mobilidade e Trânsito, Tiago Carvalho, destacou que o curso tem papel essencial na padronização dos procedimentos de fiscalização. 

“Os agentes aprenderão a realizar a pesagem de veículos, analisar notas fiscais e aplicar corretamente a legislação. É um passo importante para que Goiânia tenha uma fiscalização moderna e preventiva”, explicou. 

A Prefeitura já iniciou os procedimentos para aquisição de balanças móveis e a adequação da frota operacional que fará o transporte dos equipamentos. A fiscalização será ampliada gradualmente e abrangerá todos os tipos de carga que circulam na capital, incluindo caminhões de concreto e veículos que atendem obras urbanas. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -