O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, se reuniu nesta sexta-feira (23), no Paço Municipal, com o superintendente Nelson Vieira Braga Filho — da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste.
Em pauta foram apresentados pelo chefe do Executivo de Goiânia projetos para o desenvolvimento da capital e com o propósito de gerar emprego e renda.
De acordo com o prefeito, o município depende de recursos do governo federal para implantar as propostas na capital.
Segundo a prefeitura, dois polos são localizados nas imediações do Aterro Sanitário, cuja implantação tem previsão em Lei, que permite implantação de empresas do ramo de reciclagem e resíduos sólidos e de lavanderias industriais e hospitalares, entre outras atividades correlatas. A gestão de Rogério Cruz explica ainda que a parte norte prevê o funcionamento de lavanderias e afins, com possibilidade de implementar usina de reuso de água com vistas a diminuir o impacto ambiental.
É possível que estas atividades sendo colocadas em prática, possam gerar 2,5 mil empregos diretos e 7,5 mil indiretos. O Projeto Sul, pensado para o manejo dos resíduos sólidos da capital, contará com atividades de reciclagem e tratamento destes resquícios com a previsão de gerar 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. No total, só esses dois polos devem gerar cerca de 26 mil empregos diretos e indiretos.
Outro projeto no radar da prefeitura de Goiânia é o Polo da Moda na Região da 44 (que atualmente, só perde para a região do Brás em São Paulo) tem por objetivo fortalecer a economia de base (costureiras, bordadeiras e pequenas facções de costura) e ser referência na produção e distribuição de produtos do segmento de moda.
A reunião deixou o prefeito otimista para colocar os programas em atividade e transformar as vidas de comerciantes e toda a população em geral, com emprego e renda a todos, segundo ele.
“Falamos de assuntos que, com certeza, trazem melhorias para a população goianiense”, ressaltou o prefeito.
O superintendente destacou que as propostas são boas e que por ele os projetos irão caminhar.
“Esses projetos são maravilhosos. Com certeza, a população de Goiânia e de Goiás vão sair ganhando muito, porque melhoram a qualidade de vida, geram emprego e irradiam o desenvolvimento. Podem contar conosco na busca desses recursos”, explicou.
Participaram da reunião também Luciana Barros, coordenadora-geral de fundos da Sudeco, e o deputado federal João Campos (Republicanos), que ressaltou o interesse do governo federal em ajudar a capital de Goiás.
“Uma coisa é irmos a Brasília e chegar lá e percebermos a boa vontade daquele agente público. Muito mais importante é quando esse agente público vem aqui em Goiânia. Tenho certeza que nós estamos num bom caminho. Os projetos são importantes. Teremos sempre a parceria com a Sudeco”, frisou o parlamentar.
Leia mais: Deputado apresenta programa de incentivos a estudantes ao ministro Marcos Pontes