Prefeitura de Goiânia amplia diagnóstico precoce de doenças pulmonares com novo teste genético 

Data:

A Prefeitura de Goiânia ampliou o diagnóstico precoce de doenças pulmonares por meio de uma parceria com a Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia. A iniciativa prevê a realização inicial de 200 testes de genotipagem voltados a participantes dos grupos de cessação de tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a cooperação representa um avanço na modernização da rede pública. “Essa cooperação representa um passo importante ao incorporar uma tecnologia que permite identificar, de forma precoce, pacientes com maior risco para doenças pulmonares”, afirmou. 

O teste de genotipagem é capaz de identificar a Deficiência de Alfa-1 Antitripsina, uma condição genética associada ao desenvolvimento precoce e mais grave da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. A iniciativa busca fortalecer ações de prevenção, rastreamento qualificado e educação em saúde respiratória. 

Leia Mais: Governo de Goiás entrega ampliação e modernização do Hospital Estadual de Anápolis

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

De acordo com o gerente de Atenção a Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Saulo Fernandes, o exame permite antecipar intervenções. “É um teste de DNA que identifica pacientes com maior risco de doenças pulmonares, como câncer de pulmão, enfisema e DPOC. A proposta é acompanhar esses pacientes e agir antes do agravamento”, explicou. 

Especialistas da SGPT capacitarão as equipes da SMS para aplicar os testes. A entidade também será responsável pela organização dos dados, análise dos resultados e devolutiva estruturada aos participantes. Além disso, estão previstas ações educativas sobre a importância do diagnóstico precoce. 

O público-alvo inicial foi definido como estratégico por concentrar pessoas com histórico de exposição ao tabaco, grupo com maior risco de desenvolver doenças respiratórias. A fase inicial, com 200 exames, deve servir como base para avaliação operacional e possível ampliação do programa.  

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Aparecida amplia iluminação pública com LED em novos trechos da cidade

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou uma nova...

“Vingadores: Doutor Destino” terá pré-venda de ingressos a partir de 15 de setembro no Brasil

Ingressos serão liberados primeiro para salas Infinity Vision e, depois, para os demais cinemas do país

Goiás alcança 99 de 100 pontos em índice nacional de serviços públicos digitais

O resultado ficou 29,68 pontos acima da média das 26 unidades federativas participantes, que foi de 69,32 pontos

Atleta goiano Diogo Aciolle conquista vaga e vai representar Goiás no Mundial de Jiu-Jitsu no Japão 

O atleta goiano Diogo Aciolle representará Goiás no Campeonato...