27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 16, janeiro 2026

Prefeitura de Caldas Novas decreta calamidade pública por avanço da dengue e chikungunya

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra (MDB), decretou nesta terça-feira (13) situação de calamidade pública no município pelo prazo de 90 dias, em razão do avanço da dengue e do risco de disseminação de outras arboviroses, como a chikungunya. O período poderá ser prorrogado, conforme a evolução do cenário epidemiológico.

De acordo com a prefeitura, nos 12 primeiros dias de 2026 o município notificou 87 casos suspeitos de dengue e 36 de chikungunya. Com isso, os dados indicam um volume exponencial e atípico em comparação com o mesmo período de anos anteriores. A administração municipal também aponta a superlotação do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida, que enfrenta sobrecarga no atendimento à população.

Com o decreto, o município pode adotar medidas emergenciais para enfrentar a epidemia. Entre elas, estão a aquisição de insumos e materiais de uso individual, a contratação temporária de serviços e a dispensa de licitação. Além disso, o texto autoriza a convocação de servidores para horas extras, mutirões e ações de campo. Essas medidas focam o combate ao mosquito transmissor e o atendimento aos pacientes.

A prefeitura reforça que, além das ações do poder público, a colaboração da população é fundamental, com cuidados básicos para eliminar focos do mosquito, como evitar água parada, manter calhas limpas, descartar corretamente o lixo e proteger reservatórios de água.

Leia Mais: Prefeitura de Aparecida autoriza preparação de novo concurso público para a Educação

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -