Seguindo determinação do prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Ambiental, foi iniciado nesta segunda-feira (20), um grande mutirão de recolhimento de pneus velhos, sem uso e descartados irregularmente.
As ações, que integram um movimento de combate à dengue do governo do estado com as prefeituras, se estenderão até à próxima sexta-feira (24) e tem como objetivo evitar o surgimento de novos focos e destruir criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.
Durante toda a semana, os agentes e demais servidores da SMS percorrerão a cidade com foco especial nas borracharias, praças, avenidas e terrenos baldios. Segundo o secretário de Saúde, Alessando Magalhães, a inciativa é de relevo para evitar a propagação da doença.
“Os pneus são o terceiro principal criadouro do mosquito transmissor da dengue e o descarte incorreto deles é um grave problema ambiental pois trata-se de um material que leva centenas de anos para se decompor, armazenando água, que é o ambiente propício para a reprodução do mosquito. Com a determinação do prefeito Vilela vamos intensificar todas as nossas ações de combate ao Aedes”, afirmou o secretário.
Já o superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, que acompanha os trabalhos, convocou a população a participar do enfrentamento ao Aedes aegypti.
“Todos devem contribuir cuidando de seus imóveis. Basta 10 minutos por semana para verificar tudo e impedir que recipientes como garrafas, copos, latas e vasos de plantas armazenem água da chuva, além de manter as calhas limpas e as caixas d’água cobertas. Quanto aos pneus, pedimos que guardem eles em local coberto, bem acondicionados, que vamos recolhendo em toda Aparecida”, enfatizou.