A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), avança na construção do Centro de Acolhimento e Tratamento Animal (CATA), destinado a receber temporariamente cães e gatos resgatados das ruas após castração pelo Programa de Atenção e Tratamento Animal (PATA). A expectativa é que o espaço comece a receber animais ainda em novembro.
O CATA terá 22 baias exclusivas para recuperação no período pré e pós-operatório, funcionando como um local temporário, e não como abrigo permanente. O objetivo é oferecer segurança e cuidados adequados antes do retorno dos animais à comunidade ou participação em feiras de adoção.
Desde sua inauguração, em maio, o Centro de Castração PATA já realizou mais de 1,5 mil cirurgias, consolidando Aparecida como referência em bem-estar animal e saúde pública, com recursos provenientes de multas e notificações ambientais.
Importância do projeto
A primeira-dama Lana Bezerra e a secretária Pollyana Borges destacaram a importância do projeto. “É mais um projeto da Prefeitura voltado ao bem-estar animal, um sonho que está virando realidade”, afirmou Lana. Pollyana ressaltou que o espaço permitirá que animais resgatados por protetores, ONGs e cuidadores independentes tenham um local adequado para recuperação.
Leia Mais: Delegado e coronel da PM são transferidos após troca de ofensas nas redes sociais em Goiás
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia, Pollyana Borges falou sobre crimes de maus-tratos e abandono:
“Abandono e maus-tratos é crime inafiançável, e a pena é de até 5 anos. Então devemos respeitar os direitos dos animais. E abandono também é maus-tratos.”
A secretária também explicou que a castração pode ser feita a partir dos 4 meses de vida do animal e que todos os animais levados para os eventos do PATA recebem o vale-castração, independentemente de a pessoa estar cadastrada no CadÚnico.
Serviços
O PATA oferece ainda vacinação, microchipagem e atendimento clínico, sendo voltado a cães e gatos a partir do quinto mês de vida, de famílias inscritas no CadÚnico, protetores independentes ou ONGs cadastradas.
Os tutores interessados devem realizar o cadastro prévio no site oficial do programa: pata.aparecida.go.gov.br.
