O primeiro ano da atual administração de Leandro Vilela à frente da Prefeitura de Aparecida de Goiânia foi marcado por avanços estruturais no trânsito e na mobilidade urbana. Em 2025, a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) implementou medidas permanentes para aumentar a segurança de pedestres e condutores e melhorar a fluidez viária em uma cidade que concentra quase 400 mil veículos ativos, segundo o Renavam.
Ao longo do ano, a gestão executou 30 mil metros quadrados de sinalização horizontal e instalou 2 mil placas de sinalização vertical. Desse total, o Detran-GO destinou 700 placas, como parceiro do município na área de mobilidade.
“Aparecida é maior do que seis capitais brasileiras e tinha carências históricas no trânsito. Mesmo diante de limitações e de uma dívida de R$ 500 milhões herdada da gestão anterior, avançamos em 2025 e vamos entregar ainda mais neste ano”, afirmou o prefeito Leandro Vilela.

Semáforos e tecnologia
Em 2025, a gestão implantou 25 novos conjuntos semafóricos em pontos críticos. Com isso, reduziu acidentes recorrentes em vias como a Avenida Dom Abel Ribeiro, Rua São Zacarias e a 4ª Avenida. Além disso, cinco equipamentos funcionam de forma autônoma e utilizam inteligência artificial. Esses sistemas controlam o fluxo em cruzamentos como Igualdade com da Paz, J2 com W1 e Zoroastro Artiaga com Euclides da Cunha.
Segundo o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, coronel Éder Fernandes, as intervenções combinam análise de dados com escuta ativa da população. “Não esperamos a demanda chegar; vamos às ruas identificar os problemas e executar as soluções”, destacou.
Leia Mais: Jornalista Everton Ferrari, ex-repórter da TV Anhanguera e TV Serra Dourada, morre em Goiânia
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Ordenamento urbano e fiscalização
Atendendo à diretriz de manter a cidade organizada, a SMTA realizou operações para desobstrução de ruas e calçadas, com apreensão de cones, cavaletes e materiais publicitários irregulares — como na Avenida Tapajós, região dos pregões. Em 2025, a prefeitura notificou 108 proprietários para a retirada de veículos abandonados em vias públicas.
A secretaria também promoveu 44 blitzen em parceria com o Batalhão Fazendário da Polícia Militar de Goiás, reforçando a fiscalização e a segurança viária. O prefeito destacou o apoio do Governo de Goiás. Entre os citados, estão o governador Ronaldo Caiado, a primeira-dama Gracinha Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e a Câmara Municipal.

“Direita livre” e educação no trânsito
Outro destaque foi a consolidação da cultura da “direita livre”, já aplicada em vias como a Avenida Independência e a Avenida Rio Verde, reduzindo retenções e melhorando a fluidez. Para 2026, a SMTA planeja ampliar o recurso.
No balanço anual, a pasta contabiliza ainda mais de 1,5 mil cartões de estacionamento prioritário emitidos, 68 palestras em escolas, 34 em empresas e apoio operacional a grandes eventos, como Aparecida É Show, Aparecida Correndo Pela Vida e o Circuito das Mulheres Aparecida 2025.



