A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizou na quarta-feira (8) uma operação integrada de fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade, com o objetivo de combater a comercialização irregular de bebidas alcoólicas e identificar possíveis produtos adulterados.
A ação contou com a participação da Polícia Técnico-Científica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária. O foco foi verificar a presença de bebidas contendo substâncias impróprias para consumo, como o metanol, ou apresentando calcificação e outras alterações em destilados — situações que representam risco à saúde pública.
Durante a operação, a equipe fiscalizou cinco estabelecimentos em diferentes regiões do município. Ela coletou cinco amostras de bebidas alcoólicas, lacrou-as e encaminhou à Polícia Técnico-Científica para análise. Além disso, emitiu um termo de intimação e outro de apreensão e inutilização. Não houve registro de bebidas vencidas.
A Vigilância Sanitária informou que executou todas as ações seguindo os protocolos de segurança, normas sanitárias e procedimentos técnicos vigentes. Eventuais irregularidades constatadas poderão resultar em procedimentos administrativos junto aos órgãos competentes, além da responsabilização criminal dos proprietários ou responsáveis legais, conforme a legislação.
Leia Mais: Pesquisa do Procon Goiânia identifica variação de até 300% em brinquedos para o Dia das Crianças
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Atuação preventiva
O superintendente de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, ressaltou que a atuação preventiva é fundamental para evitar casos de intoxicação e outros agravos à saúde pública.
“Essas ações têm caráter preventivo e educativo. A análise laboratorial das amostras garante segurança ao consumidor e orienta os estabelecimentos sobre práticas corretas de armazenamento e comercialização. A Vigilância seguirá monitorando e orientando os comerciantes de Aparecida”, enfatizou.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública reforça que as operações integradas continuarão sendo realizadas periodicamente, com o objetivo de proteger a população e garantir a comercialização segura de produtos e bebidas no município.
O comandante da Guarda Civil Metropolitana, Milton Sobral, destacou que a operação reforça o compromisso da corporação com a segurança da população e o cumprimento das normas legais.
“Nosso trabalho é proteger a vida e garantir que os estabelecimentos atuem de forma regular, respeitando as normas de saúde e segurança. A integração entre as forças é essencial para prevenir riscos e manter a ordem no município”, afirmou.
