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sexta-feira, 30, maio 2025
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Prefeitura de Aparecida celebra avanços na alfabetização e define metas ousadas para 2025 com o AlfaMais

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A rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia segue avançando na alfabetização de crianças e estabelecendo metas cada vez mais ambiciosas. Nesta terça-feira (27), gestores escolares se reuniram no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela para celebrar os bons resultados obtidos na avaliação Saego Alfa 2024 e firmar o compromisso com os novos desafios do Programa AlfaMais Goiás para o ano letivo de 2025.

Durante o encontro, o prefeito Leandro Vilela reforçou a importância da alfabetização na idade certa e valorizou o esforço conjunto de professores, diretores e equipes pedagógicas. Ele também comemorou a premiação de quatro escolas da rede, reconhecidas entre as 150 melhores do Estado de Goiás por seu desempenho na última avaliação.

As unidades premiadas com o Prêmio Leia foram:

  • Escola Municipal Cora Coralina
  • Escola Municipal O Pequenino
  • Escola Municipal Parque Santa Cecília
  • Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguias

Segundo o prefeito, o reconhecimento reforça o compromisso da cidade com a qualidade do ensino. “Nossa meta é colocar Aparecida entre as melhores educações públicas do Estado. E isso se constrói dentro de cada sala de aula, com professores motivados, alunos engajados e gestão eficiente. Ensinar a ler, escrever e interpretar o mundo é o que muda o futuro das nossas crianças”, afirmou.

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Metas e planejamento

Para 2025, a meta da rede municipal é atingir 614 pontos na avaliação do AlfaMais. A secretária municipal de Educação, Professora Núbia Farias, ressaltou que a reunião teve caráter de celebração, mas também de mobilização para o próximo ciclo. “Trabalhamos com metas claras, planejamento e foco no direito das crianças à aprendizagem. A gestão de resultados só funciona com comprometimento coletivo”, explicou.

Desde 2021, Aparecida participa do Programa AlfaMais Goiás, criado pelo governo estadual com o objetivo de garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental, como prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa inclui formação de professores, avaliações externas e acompanhamento pedagógico, em regime de colaboração entre Estado e municípios.

A avaliação Saego Alfa, aplicada anualmente, mede o desempenho de estudantes dos 2º e 5º anos em língua portuguesa e matemática. Com base nos resultados, o governo define metas para as escolas. Aqueles que superam os índices propostos recebem prêmios como incentivo às boas práticas educacionais.

Ao final da reunião, Núbia Farias parabenizou novamente as escolas premiadas e garantiu que a secretaria continuará investindo em infraestrutura e capacitação. “Vamos seguir firmes na missão de garantir uma educação pública de qualidade, com metas bem definidas e ações concretas para que nossas crianças aprendam mais e melhor”, concluiu.

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