Em uma noite marcada por solidariedade e ação direta, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, participou pessoalmente de uma abordagem social para acolhimento de pessoas em situação de rua, na última quarta-feira (21). Durante a ação, realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), foram distribuídos cobertores e convites para abrigo emergencial, com alimentação, colchões, banho quente e atendimento individualizado.
“Criamos um espaço temporário para que essas pessoas saiam do frio. Um lugar quente, com colchão, cobertor e comida”, explicou o prefeito ao conversar com parte do grupo acolhido.
A entrega dos cobertores – 6 mil unidades doadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) – foi acompanhada de encaminhamentos específicos, conforme a realidade de cada pessoa. Alguns acolhidos manifestaram interesse em voltar ao mercado de trabalho, como no caso de trabalhadores da construção civil. Outros pediram ajuda para retornar às suas cidades de origem ou solicitaram apoio médico e psicológico.
“Temos de tratar caso a caso. Vamos cuidar de cada um. Tem gente aqui que amanhã mesmo vamos encaminhar para o trabalho”, afirmou Mabel, que também anunciou uma reunião com instituições de apoio social na próxima semana para construir soluções conjuntas.
Exemplo de esperança
Durante a ação, um caso comoveu a equipe. Vitorino Batista Pereira, de 69 anos, vive há cerca de 20 anos nas ruas de Goiânia. Mecânico especializado em refrigeração, ele decidiu aceitar o acolhimento da prefeitura. A equipe o levou ao abrigo no Setor Aeroporto. O prefeito conversou com Vitorino, incentivando-o a buscar tratamento contra o alcoolismo e se reintegrar ao mercado de trabalho.
“Estou na rua, mas é bobeira minha. Agradeço a oportunidade que vocês estão dando para o pessoal de rua”, disse o mecânico.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Goiás abre mais de 900 vagas para curso gratuito de robótica voltado a jovens de 8 a 20 anos

Acolhimento com dignidade
A vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia, também acompanhou a ação. Ela ressaltou a importância de oferecer conforto, segurança e dignidade às pessoas que enfrentam as madrugadas frias nas ruas. “Elas são convidadas a ir para o abrigo, onde recebem alimentação e cobertor. Nossa intenção é proporcionar acolhimento e dignidade”, reforçou.
A secretária municipal Erizânia Freitas, da Semasdh, destacou que planejou o abrigo emergencial. O foco é a proteção social diante das baixas temperaturas. “Esta ação representa dignidade e, acima de tudo, a garantia de direitos. Estamos reafirmando o compromisso da gestão com quem mais precisa”, completou.