A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou nesta quinta-feira (19), a 2ª Fase da Operação Maquinátio, para cumprir quatro mandados de busca e apreensão e seis mandados de afastamento das funções públicas em face de servidores públicos e agentes políticos do município de Heitoraí, a 134 km de Goiânia. Os mandados foram cumpridos na sede da Prefeitura Municipal e na residência de servidores e empresários.
De acordo com a Polícia Civil, a continuidade das investigações reforçou os indícios de que o prefeito de Heitoraí, Lúcio Pires (Progressistas), e alguns de seus secretários participam de esquema criminoso responsável pela fraude em procedimentos licitatórios para locação de maquinários agrícolas no município.
Além do afastamento das funcões públicas, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás ainda determinou o bloqueio de mais de R$ 500 mil das contas dos investigados. Em março de 2022, dez mandados haviam sido cumpridos na primeira fase da operação.
Leia mais: Procurador de Justiça Eliseu José Taveira foi o escolhido para a vaga de desembargador