Sancionada nesta quinta-feira (17), pelo prefeito Rogério Cruz, a lei que faculta à população goianiense o uso de máscara facial protetora. O item é usado como medida para combater a pandemia da covid-19, contudo os números de casos da doença são favoráveis para decisões flexíveis.
Antes, o projeto havia sido enviado à Câmara Municipal de Goiânia e, na Casa, foi aprovado em definitivo pelos vereadores. Com isso, as pessoas podem deixar de usar a máscara em locais abertos no município. Para ambientes fechados, o uso continua obrigatório.
“Reforço a importância da vacinação de 75,3% dos goianienses, o que possibilita a retomada de atividades tão valiosas para todos nós”, reforçou Cruz.
O mandatário goianiense lembrou ainda que a gestão municipal continuará tomando medidas cautelares em prol da saúde da população de Goiânia em combate à pandemia da covid-19, responsável por mais de 650 mil óbitos em todo o Brasil.
“Vamos seguir em frente com cuidado pessoal, sentimento de coletividade e cuidando do outro. Assim, em breve, nada vai esconder nosso sorriso em nenhum ambiente”, complementou.
A prefeitura de Goiânia explica que é considerado local aberto espaços ao ar livre públicos ou particulares, como ruas, estádios, calçadas, praças, áreas de lazer, quadras esportivas e feiras. Já em templos religiosos, estabelecimentos comerciais, repartições públicas, unidades de saúde e educação, transporte coletivo público e privado, táxis e carros de transporte por aplicativo, estes locais são considerados ambientes fechados, isto é, locais que as pessoas devem usar a máscara.