27.8 C
Goiânia
quinta-feira, 21, novembro 2024
- Anúncio -

“Pomar dos Macacos” no Parque Areião terá espaço reservado para o plantio de árvores frutíferas

Entre as espécies escolhidas, estão as árvores de pitanga, caju, ingá, jabuticaba, mangaba, seriguela, abacate e outras.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), inaugura nesta quarta-feira (22), o Pomar dos Macacos, no Parque Municipal Areião Washington Novaes, um espaço reservado para o plantio de mudas de árvores frutíferas.

Se você já frequentou o parque, certamente observou que os macacos, especialmente os macacos pregos estão por toda parte. Segundo a pasta, a intenção é garantir o bem-estar, alimentação natural e segura para os bichinhos. A Amma irá plantar 150 mudas no local. Entre as espécies escolhidas, estão as árvores de pitanga, caju, ingá, jabuticaba, mangaba, seriguela, abacate e outras.

Visitantes não podem alimentar os animais

A iniciativa, além de recompor a área vegetativa que é cíclica e necessita dessa recuperação por conta das quedas e retiradas necessárias, também visa estimular que os frequentadores parem de alimentar os animais de forma indiscriminada.

A médica veterinária e gerente de Fauna da Amma, Isabela Saddi, explica que quando as pessoas oferecem alimentos atrapalham o instinto de sobrevivência dos macacos. “Quando os animais perdem o medo dos humanos e criam um imprinting, passam a sair de seus hábitats naturais, e esse comportamento pode gerar ataques, transmissão de doenças e até atropelamentos”, explica.

Isabela reforça ainda que o perigo de contágio não é só do animal para o ser humano, o contrário também acontece e pode ser letal, como a transmissão da herpes labial, que se adquirida pelos macacos através da prática de dividir o alimento, leva o animal a óbito.

O Pomar dos Macacos além das novas mudas, também recebeu uma placa de identificação e uma placa orientativa, que pretende conscientizar os frequentadores a abandonarem o hábito de oferecer alimentos aos animais.

Além dos primatas, outras espécies também vão se beneficiar do projeto, as aves e pequenos mamíferos, como os gambás, que em breve terão uma grande variedade frutífera, o que contribuirá também para a disseminação de sementes.

O Parque Areião fica na região Sul de Goiânia, nos setores Pedro Ludovico Teixeira e Marista, tendo 240.000 m² de área. Trata-se de uma Área de Preservação Permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda, abrigando a nossa fauna nativa.


Leia mais: Delação que causou prejuízo de R$ 1 bi ao PCC inocenta goiano que pilotava para facção

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -