A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu pelo menos 17 ônibus em Goiás transportando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que teriam participado dos atos no último domingo (8), em Brasília.
De acordo com a PRF, os veículos foram detidos em Jataí, Anápolis, Catalão, Morrinhos, Santo Antônio da Barra, Hidrolândia, Itumbiara, Valparaíso e Cristalina. Entre os destinos, estavam cidades dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Além desses apreendidos pela PRF, a Polícia Civil efetuou, na manhã desta quarta-feira (11), a apreensão de seis ônibus usados no transporte de passageiros para Brasília, no mesmo dia dos atos.
Um comboio da PCGO levou os ônibus apreendidos para o depósito da Receita Federal, em Senador Canedo. O delegado Rilmo Braga conversou conosco sobre esse assunto, de acordo com ele, a polícia chegou nesses ônibus por meio de uma denúncia anônima.
“Durante a madrugada, a Polícia Civl recebeu informa de inteligência policial, e a Polícia Civil tem trabalhado constantemente com trabalho de inteligência, justamente para apoiar a Polícia Federal e Rodoviária Federal, na repreensão desses lamentáveis crimes ocorridos em Brasília, e aí recebemos esse informativo que possivelmente nesse endereço que estamos havia diversos ônibus escondidos. Assim que chegamos no local pela manhã, percebemos que nesse local comporta a ocultação de diversos veículos, então realizamos a abordagem ao amanhecer”, explicou o delegado.
Os motoristas e proprietários dos veículos já foram identificados e serão ouvidos, pois também podem figurar como possíveis coautores dos atos em Brasília. Cinco desses tem placas que constam em uma lista do STF, que confirma a viagem desses ônibus para a capital federal. Um deles não tem, mas ainda assim será apreendido, e a PC está averiguando.
As oitivas e demais procedimentos serão feitos pela Delegacia Estadual de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).