34.8 C
Goiânia
quarta-feira, 8, outubro 2025

Polícia Civil desarticula grupo que aplicava golpes na venda de grãos em Goiás e outros 10 estados 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Rio Verde, deflagrou nesta terça-feira (7) a Operação Agrofraude, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em estelionato eletrônico e lavagem de dinheiro.

As investigações começaram após diversas denúncias de vítimas lesadas pelo chamado golpe do falso intermediário, aplicado na comercialização de grãos de milho. 

Os criminosos se passavam por compradores legítimos e obtinham de corretores de grãos informações reais sobre produtos em fazendas, como fotos, vídeos, qualidade e quantidade. De posse desses dados, eles se apresentavam como vendedores a outros corretores e compradores, concretizando negócios fraudulentos. 

Somente em Rio Verde, mais de 10 pessoas foram vítimas do golpe, com prejuízo estimado em R$ 1 milhão. A Polícia Civil identificou 41 pessoas envolvidas no esquema. Em cinco anos, elas movimentaram mais de R$ 120 milhões, valor acima da renda declarada.

Leia Mais: Família do caseiro é agredida durante assalto à fazenda do prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

A operação cumpriu 41 mandados de prisão temporária e 46 de busca e apreensão domiciliar, além de medidas de sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias. A Polícia Civil coordenou a ação de forma simultânea em 11 estados, entre eles Mato Grosso, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Acre e Piauí.

Os suspeitos responderão por estelionato qualificado pela fraude eletrônica (art. 171, §2º-A, do Código Penal), associação criminosa (art. 288 do CP) e lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98).  

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -