A Polícia Civil de Goiás divulgou, nesta segunda-feira (1°), que enviou comissão técnica para adquirir e realizar testes de fuzis em Israel. A equipe fiscalizou, na última semana, a aplicação de testes previstos no contrato para aquisição de 336 equipamentos.
Foram realizados testes de metrologia para verificar variações entre tamanho e peso, intercambialidade, que diz respeito ao aproveitamento total das peças e o cook-off, que trata sobre a temperatura necessária para que a munição sofra ignição por estímulos térmicos. Além disso, foi analisada a força na puxada do gatilho, precisão e queda.
As despesas decorrentes da missão foram inteiramente custeadas pela empresa fornecedora, conforme previsão contratual. O armamento já é utilizado em outras corporações no Brasil, como nos batalhões especiais da polícia militar do Rio de Janeiro e pela Companhia de Polícia de Proteção Ambiental da Bahia.
O modelo do armamento é o ARAD 5, de calibre 5,56 x 45 mm. Os fuzis são adquiridos junto à empresa IWI (Israel Weapon Industry).