24.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Prefeitura deve apresentar plano para reabertura ainda nesta semana

Decreto com datas pré-definidas e protocolo para reabertura foi confirmado pelo Prefeito Iris Rezende durante coletiva nesta terça-feira (16).

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Após pressão da Câmara de Vereadores, que tramitava um decreto para reabertura do comércio, a Prefeitura de Goiânia anunciou um plano de flexibilização que deverá ser anunciado ainda esta semana. A informação foi confirmada pelo Prefeito Iris Rezende (MDB), durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (16).  

De acordo com Iris, a Prefeitura está “estudando com muita responsabilidade, sem afobação, mas querendo já nesta semana, assinar um decreto determinando a abertura de segmentos, até que a situação já ofereça oportunidade para todas as instituições comerciais e administrativas possam estar abertas”. O prefeito ainda disse que não deve demorar muito para isso acontecer.

O secretário de Governo e presidente do comitê de crise da Covid-19, Paulo Ortegal, adiantou durante live no Facebook da Prefeitura de Goiânia nesta terça-feira (16), que o decreto de flexibilização assinado pelo prefeito seguirá acompanhado de nota técnica da Saúde e estudos de impacto por segmento, além dos protocolos de segurança.

De acordo com Ortegal, a cada semana ou 15 dias, no máximo, poderão ocorrer novas aberturas, desde que dentro dos protocolos. “Esperamos o apoio da população nessa tarefa que é de todos. Novas aberturas dependem da ajuda de todo mundo”, ressaltou o secretário.

Pressão

Nas últimas semanas, as decisões tomadas pelo comitê de crise do prefeito irritou o setor empresarial, que cobrava um posicionamento mais conciso perante a pandemia. A pressão por parte do setor e da população, fez com que vereadores tramitassem um projeto que suspende o decreto da Prefeitura e reabriria o comércio na capital.

O vereador Lucas Kitão (PSL), disse em entrevista ao Jornal Bandeirantes nesta terça-feira, que a iniciativa foi tomada pelos “defensores do próprio prefeito, que viram essa ausência de plano”, e por isso decidiram agir.

Já o líder do prefeito na Câmara, vereador Welington Peixoto (DEM), disse que não viu a iniciativa da casa como uma afronta ao poder executivo. “Isso não é questão de passar por cima da vontade do prefeito, nós queremos é colaborar e ajudar a gestão, essa é a nossa função”, argumentou.

Apesar disso, por conta da decisão do prefeito em reabrir o comércio de maneira escalonada, mas sem dar detalhes sobre quais áreas reabrirão, os vereadores não devem levar o projeto adiante.


Leia mais: Governo vai pagar hospedagem a profissionais da saúde que atuam no combate à Covid-19

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -