27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

PIB de Goiás em 2019 foi quase o dobro do registrado pelo Brasil, revela estudo

A recuperação do PIB goiano, em 2019, ocorreu devido ao bom desempenho apresentado por todos os setores da economia.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Produto Interno Bruto (PIB) consolidado do estado de Goiás, em 2019, foi quase o dobro do registrado pelo Brasil. Enquanto a riqueza nacional apresentou crescimento de 1,2% naquele ano, o PIB de Goiás atingiu 2,2%. Os números são do estudo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), órgão jurisdicionado à Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo, divulgado na sexta-feira (12), apresenta a variação real e a composição setorial do PIB de Goiás, que fechou em 2,2%, com resultado de incremento alcançado de R$ 7,3 bilhões. Esse desempenho dos setores que compõem o conjunto produtivo do estado representa ainda recuperação da economia goiana, que vinha de queda de 1,4%, em 2018. O crescimento em 2019 assegurou a 9ª posição no ranking entre os Estados da Federação. A indústria foi a que mais cresceu. Vinha de um PIB negativo, em 2018, de -1,2% e foi para o positivo, de 2,9%.

Segundo o governador Ronaldo Caiado (DEM), Goiás é, neste momento, o estado com maior capacidade de desafiar a crise provocada pela pandemia de Covid-19. “Somos riquíssimos, com capacidade produtiva nas nossas terras”, afirmou. O Produto Interno Bruto (PIB) goiano cresceu 4,4% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano anterior, bem acima da média de outros estados. “Se o prognóstico de 2022 é de apenas um percentual de 1% para o Brasil, Goiás vai trabalhar para estar bem acima desta média”, acrescentou.

Desempenho por setores

A recuperação do PIB goiano, em 2019, ocorreu devido ao bom desempenho apresentado por todos os setores da economia. Nas atividades ligadas à indústria cresceu 2,9%, serviços (1,9%) e agropecuária (1,4%). Na passagem de 2018 para 2019, o valor adicionado cresceu 2,1% nas atividades do PIB goiano.

O maior destaque entre os segmentos está na Indústria Goiana, que após um recuo de 1,8%, no ano anterior, voltou a crescer em 2019, atingindo 2,9% de participação no PIB estadual.

Agricultura

Com participação de 11,4% na economia goiana, a agropecuária apresentou crescimento em volume de 1,4%, em 2019. A atividade, composta por agricultura, pecuária, produção florestal e pesca, contabilizou R$ 1,271 bilhão a mais, em relação a 2018. De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, os números comprovam a relevância do setor para o fortalecimento econômico de Goiás e são reflexos da importância dada ao agronegócio pelo Governo de Goiás.

“Em 2019, o governador Ronaldo Caiado recriou a Secretaria de Agricultura, que não fazia parte da estrutura de governos anteriores. Isso representou avanço para o setor, já que foi possível estruturar políticas públicas eficientes para a agropecuária goiana. Com mais ações, projetos e programas, conseguimos estimular a produção e a comercialização de itens do agro, impactando diferentes cadeias produtivas no campo e nas cidades”, finalizou.


Leia mais: Em Dubai, presidente diz que prova do Enem começa ter a ‘cara do governo’

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -