Maior palco do futebol goiano, o Estádio Serra Dourada completou nesta quarta-feira, 9 de março, 47 anos de inauguração. Para comemorar a data, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, promoveu uma homenagem para personagens importantes da história do futebol goiano, que participaram da partida de estreia da praça esportiva, em 1975, em que a seleção goiana venceu a seleção de Portugal por 2 a 1.
Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues falou sobre as homenagens realizadas. “Nada mais justo do que fazer essa homenagem para os atletas, pois eles escreveram a primeira página dourada, de muitas que foram escritas, nos 47 anos do Serra. Para nós foi uma felicidade imensa reunir todos aqui para celebrar este aniversário”, ressaltou o titular da pasta.
Os homenageados receberam réplicas da camisa de uniforme que vestiu a seleção goiana no jogo de abertura, que teve um público de 76.718 torcedores, além de medalhas em reconhecimento à contribuição dada para a história da praça esportiva. Do time que representou o nosso Estado na primeira página dourada do Serra, estiveram presentes os ex-jogadores Linconl, Tuíra, Raimundinho, Macalé, Lucinho e Alexandre Neto. Nilson e Matinha não puderam comparecer e foram representados por filhos. Também foram homenageados o ex-treinador Paulo Gonçalves e o ex-árbitros José Muniz Brandão e Urias Crescente.
O ex-jogador Macalé agradeceu o reconhecimento e a homenagem pela história destes personagens no futebol goiano. “Esta homenagem é muito importante para a história do futebol goiano, assim como o Serra Dourada é muito importante na minha carreira como jogador de futebol e na minha vida. Tive a honra de ter participado da inauguração e e ter vivido o Serra Dourada como um dos estádio mais bonitos do Brasil, e ainda hoje um dos mais importantes do Brasil”, ressaltou o ex-atleta.
Outros importantes personagens homenageados do dia foram os ex-árbitros José Muniz Brandão, que foi assistente do jogo de inauguração, e Urias Crescente, primeiro goiano a ser árbitro central no Serra Dourada, em um clássico entre Goiás e Vila Nova. “Quero agradecer ao secretário pela homenagem, pois os árbitros nunca são lembrados. Sempre que há algo remetendo ao passado, falam dos jogadores, mas a arbitragem, que participou também, fica esquecida e deixada de lado. Hoje estou muito contente de retornar ao Serra e ser lembrado”, destacou, emocionado o ex-árbitro.
Estrutura
Além de realizar a homenagem, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer apresentou para a imprensa os projetos de melhoria para o Serra Dourada. Patrimônio do esporte goiano, o estádio passou por melhorias estruturais nos últimos anos, no que tange aos dispositivos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros, e reparos do sistema elétrico.
Além disso, estão em andamento processos licitatórios para a reforma dos 36 banheiros, orçada em cerca de R$ 3 milhões, e a troca do sistema de iluminação, ampliando a potência da iluminação para 2.500 lux. Outras melhorias estão sendo realizada no estádio, como a pintura interna e externa, troca dos elevadores e reforma da capela.
“O Serra Dourada jamais ficou parado, mesmo no período em que não recebeu jogos. Realizamos investimentos na área de segurança e estrutura. Temos todos os laudos e estamos em condições de receber as finais do Campeonato Goiano e também jogos do Campeonato Brasileiro. O Serra Dourada vai continuar sendo o palco dos grandes jogos do futebol goiano”, ressaltou.
Texto com Assessoria Seel