Nunca antes na história a prefeitura de Goiânia conseguiu chegar ao percentual de 98,08% no ranking da Transparência dum relatório apresentado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO).
O resultado inédito deu à capital o primeiro lugar, no quesito, entre as cidades goianas com mais de 250 mil habitantes. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), comemorou o triunfo alegando que o trabalho na gestão é feito para o cidadão goianiense.
“Uma gestão que cuida das pessoas preza por soluções integrativas e focadas no cidadão, com objetivo de aprimorar o serviço público”, afirma o prefeito.
O trabalho do TCM é uma verificação do cumprimento do que determina a Lei da Transparência. A metodologia consiste na observação de parâmetros mínimos, como a disponibilização de dados abertos, divulgação de informações com integralidade e, principalmente, o foco no cidadão.
Segundo o TCM, a nota é obtida pela soma das pontuações de cada item observado, classificados entre obrigatórios e essenciais. Na capital, por exemplo, foram pontuadas ferramentas de pesquisa, informações institucionais, previsão dos valores referentes às receitas, às despesas, aos recursos humanos e às licitações.
O prefeito ainda destacou que estes dados significam um resultado que reflete a transparência e o cuidado com a eficiência dos serviços públicos de sua gestão.
Uma das gerências integrantes da Ouvidoria é a de Atendimento ao Cidadão, que encaminha, após as devidas análises, as solicitações recebidas pelo SIC, bem como do Portal da Transparência. Desse modo, contribui para a disseminação das formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação de serviços.
A ouvidora-geral do município, Isabela Vicheti, destaca o engajamento da atual gestão no exercício das boas práticas.
“É preciso frisar que assumimos o protagonismo no Sistema de Controle da Administração Pública, não meramente expectadora”.
Leia mais: Internações por covid-19 têm queda de 86%, em Goiânia, após desobrigação do uso de máscara