A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), cumpriu nesta terça-feira (16), em Goiânia, mandado de prisão contra Anderson Matheus Batista, vulgo “Mucilon”. Ele é apontado como um dos líderes do “13º Comando”, facção vinculada à torcida organizada Esquadrão Vilanovense.
A ação faz parte da Operação Bola da Vez. No início do mês, a polícia prendeu Jorge Luis Oliveira Pinto, o “Cara de Cavalo”, integrante da cúpula criminosa. A polícia investiga ambos por emboscadas e ataques violentos a torcedores rivais e por formarem associação criminosa voltada ao tráfico de drogas dentro da torcida organizada.
Um dos episódios mais graves atribuídos ao grupo ocorreu em 19 de julho deste ano, na Praça Jerivá, no Setor Santa Helena, em Goiânia. Na ocasião, integrantes armados atacaram torcedores do Goiás Esporte Clube e membros da torcida Força Jovem, que retornavam de uma partida da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto envolveu disparos de arma de fogo e depredação de veículo, em uma ação planejada para intimidar os rivais.

Com a prisão de “Mucilon”, a Polícia Civil considera desarticulada a liderança do “13º Comando”. A corporação destacou que a medida reforça o combate à violência de torcidas organizadas e ao tráfico de drogas. A ação também garante mais segurança aos torcedores e à população em geral.
A Polícia Civil autorizou a divulgação da identidade e imagem do preso com base na Lei nº 13.869/2019, visando auxiliar no surgimento de novas vítimas.
Leia Mais: Tempestades podem atingir mais de 60 municípios de Goiás nesta semana, diz Cimehgo
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
