Durante audiência Pública virtual realizada na tarde desta segunda-feira, representantes de partidos políticos fizeram o compromisso de proporcionar eleições limpas em novembro. Segundo informações do MP-GO, foram 11 partidos presentes: PROS, PSDC, Unidade Popular, PSL, PSC, Rede, Republicanos, Patriota, PTB, PP e PRTB. A reunião foi promovida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e o Ministério Público Federal em Goiás.
A coordenadora da Área do Patrimônio Público e Terceiro Setor do Centro de Apoio Operacional do MP-GO, Fabiana Lemes Zamalloa do Prado, destacou a importância da assinatura do termo. “A proposta é que sejam adotadas as melhores medidas em cada situação, respeitando-se a peculiaridade de cada município, garantindo a probidade e a lisura do pleito”, enfatizou.
O promotor eleitoral Cassius Marcellus de Freitas, responsável pela Coordenadoria Estadual de Apoio aos Promotores Eleitorais do MP-GO (Ceap), afirmou que a eleição é um dos instrumentos mais relevantes da democracia, sendo importante, neste momento, que os partidos reafirmem publicamente um compromisso com a sociedade na condução desse processo.
O promotor se lembrou de dois pontos preocupantes durante as eleições: a participação feminina que tem se mostrado baixa nas últimas eleições e o combate a fake news, que traz danos ao processo.
Os representantes dos partidos, que já tinham recebido a pauta da audiência com antecedência, discutiram alguns pontos para serem reajustados. Segundo a assessoria do MP-GO, apenas o PROS não assinou o termo, porque não tinha consultado a área jurídica do partido.
Texto: Danila Bernardes
Com informações da assessoria de imprensa do MP-GO