29.8 C
Goiânia
sexta-feira, 3, maio 2024
- Anúncio -

Partidos de direita são maioria nas dez cidades mais populosas do Entorno

O PSL é a legenda com a maior quantidade de candidatos do Entorno, são 202 políticos concorrendo ao pleito, sendo 193 vereadores, quatro prefeitos e cinco vice-prefeitos.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Levantamento feito pelo Correio Brasiliense com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostra que partidos de centro e direita ganharam destaque nas Eleições 2020 nas dez cidades mais populosas do Entorno. O PSL é a legenda com a maior quantidade de candidatos do Entorno, são 202 políticos concorrendo ao pleito, sendo 193 vereadores, quatro prefeitos e cinco vice-prefeitos.

Em seguida, está o Podemos, com 196 candidatos e o PSC, com 181. A pesquisa foi feita nos municípios goianos de Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Formosa, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental e Goianésia e a cidade mineira de Unaí.

Por outro lado, agremiações tradicionais, como PSDB, MDB, PT e DEM aparecem na 5ª, 6ª, 7ª e 9ª posições, respectivamente. Os mais à esquerda, como PCdoB e PSol, ficam no 21º e no 25º lugares. Em todo o estado de Goiás, o Democratas ficou em primeiro lugar com a maior quantidade de candidatos inscritos, seguido pelo PP e pelo MDB. O PSL tem a segunda maior fatia do Fundo Eleitoral, com direito a R$ 199,4 milhões a serem distribuídos nas campanhas.

Candidatos a prefeito

Em relação a quantidade de candidatos a prefeito, o Podemos e o PT lideram, com seis concorrentes cada, seguidos pelo PSL, MDB e PSDB, com quatro cada. Apesar da força no restante de Goiás, o DEM tem apenas três candidatos a prefeito nas cidades pesquisadas.

O Podemos tenta se manter na prefeitura de Luziânia, com a professora Edna Santos, e ganhar a do Novo Gama, com José Santos. As principais candidaturas do PT, por sua vez, estão em Valparaíso, com Silvano Pereira, e em Unaí, com Geni de Sousa.

Entre as cidades com candidatos do PSL, destacam-se Águas Lindas de Goiás, onde o delegado Hamilton Borges concorre à prefeitura, e Planaltina, com o delegado Cristiomário. Já o MDB tenta manter Pábio Mossoró à frente do Executivo de Valparaíso e o PSDB, reeleger Sônia Chaves no Novo Gama. O DEM, por sua vez, tem como uma das principais apostas o candidato Diego Sorgatto, que concorre em Luziânia, cidade considerada estratégica pelos políticos goianos.


Leia mais: “A gente torce para que ele se recupere e venha para o bom debate”, diz Vanderlan sobre Maguito

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -