O Brasil foi incluído na lista dos EUA dos países da América Latina que receberão a doação de vacinas contra a covid-19. O anúncio do governo americano ocorreu nesta quinta-feira (3).
Ainda no comunicado dos EUA, 25 milhões de imunizantes serão entregues num primeiro momento a vários países. Segundo o coordenador da força-tarefa de combate à covid-19, Jeff Zients, 1 milhão de doses da Johnson e Johnson estão sendo carregadas nesta quinta-feira para a Coreia do Sul.
“Esse é só o começo. Esperamos uma cadência regular de embarques para todo o mundo nas próximas semanas”, disse.
As vacinas que serão doadas via Covax são aproximadamente 6 milhões de doses. Essa primeira quantidade será distribuída para os países da América Latina e Caribe. Além do Brasil, o governo americano afirmou que Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti e outros países da Comunidade Caribenha (Caricom), República Dominicana receberão os imunizantes.
Em seu discurso em cadeia nacional de rádio e TV, nesta quarta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro destacou as 100 milhões de vacinas que já foram distribuídas aos estados e municípios pelo Ministério da Saúde. Bolsonaro também enfatiza que o Brasil é um dos países que mais vacina contra o coronavírus no mundo.
Leia mais: Ministério Público recomenda ao governo de Goiás desistir da Copa América