OMS declara pandemia por coronavírus

0
Imagem: Denis Balibouse/ Reuters)

Nesta quarta-feira,11, a Organização Mundial de Saúde (OMS), informou em conferencia em Genebra, na Suíça, que os casos do coronavírus pelo mundo já configura uma pandemia.

“A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer ” – Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

Segundo informações da OMS, o número de casos, mortes e países afetados deve subir nas próximas semanas.

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários” – Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

De acordo com os números divulgados, são mais de 118 mil casos no mundo, isso mostra que transmissões recorrentes estão acontecendo em distintas partes e de forma simultânea no planeta.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que todos os países precisam preparar respostas para o coronavírus em algumas áreas chaves: reduzir a transmissão, inovar, tratar, detectar, proteger e aprender.

“(Os países) devem fazer o máximo para evitar qualquer caso importado”, disse Tedros. Ele ressaltou que 57 países têm menos ou 10 casos e 90% dos casos do mundo vêm de 4 países. “Seria um erro abandonar a estratégia de contenção”, disse.

No Estado de Goiás, um novo boletim foi divulgado nesta quarta-feira,11, com oito casos suspeitos de coroavírus. Em relação aos números apresentados pela pasta, houve recuo de seis suspeitos. De acordo com os dados divulgado 21 casos foram descartados após o início do monitoramento.