24.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Ocupação de leitos para tratamento da Covid fica abaixo de 60% em todo o país

Em Goiás a ocupação está em 32%

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Com avanço da vacinação e pela primeira vez desde março de 2020, nenhum estado brasileiro está em zona de alerta em ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em todos as unidades federativas os números estão abaixo dos 60%. Goiás, atualmente, conta com 32% de leitos públicos ocupados. Os dados são do Observatório da Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O último relatório da Fiocruz analisou dados dos dias 6 a 19 de março, que corresponde as Semanas Epidemiológicas 10 e 11 e considera os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pesquisadores responsáveis pelo monitoramento atribuem a queda nos níveis de ocupação pelo avanço da vacinação.

Apesar desse dado, o boletim pede que seja mantida a atenção às ações de vigilância em saúde e aos cuidados de prevenção. “Consideramos prudente a manutenção do uso de máscaras para determinados ambientes fechados, com grandes concentrações de pessoas (a exemplo dos transportes coletivos) ou abertos em que haja aglomerações”, recomenda a Fiocruz.

Vacinação

Os pesquisadores reforçam que a vacinação possibilitou a redução de casos graves e fatais de covid-19 no Brasil e no mundo, e pedem reforço nos dois extremos da pirâmide etária. Enquanto idosos devem receber as doses de reforço disponíveis para sua idade, os responsáveis pelas crianças devem levá-las para completar o esquema de duas doses.

Segundo a Secretária Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), idosos não vacinados ou com vacinação incompleta tem taxa de óbitos 17 vezes maior e uma taxa de internação 13 vezes maior comparados aos idosos com esquema primário (primeira e segunda dose ou dose única) e a dose de reforço (somatório do esquema primário e a dose de reforço).Os adultos não vacinados ou com vacinação incompleta, apresentam taxa de óbitos 11 vezes maior e uma taxa de internação 3 vezes maior que adultos com esquema primário e  dose de reforço.

Leia mais: Após bloqueio, Telegram assina acordo de adesão com programa do Tribunal Superior Eleitoral

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -