A temporada 2023 do automobilismo brasileiro será aberta neste fim de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, com a realização da 1ª etapa de duas categorias: a NASCAR Brasil Sprint Race e a Copa Truck.
NASCAR Brasil
Desde sua criação em 2012, a Sprint Race passou por diversos estágios de desenvolvimento, com mudanças técnicas e estéticas, e agora se solidifica como uma das principais categorias do automobilismo brasileiro.
Em seu décimo primeiro ano de existência, a categoria passa a ser chamada de NASCAR Brasil Sprint Race, se tornando a quarta presença internacional no calendário da NASCAR Series, ao lado da NASCAR Mexico, NASCAR Pinty e a NASCAR Whelen Euro.
A primeira conversa para colocar o Brasil no calendário da NASCAR Series surgiu em janeiro de 2021. Na época, o promotor de eventos Carlos Col, responsável pela Copa Truck, enxergou a GT Sprint Race com grande potencial para atrair os diretores da categoria norte-americana. E eles ficaram entusiasmados ao serem apresentados à modalidade brasileira. A parceria, então, foi selada oficialmente em novembro do ano passado.
A temporada de 2023 conta 38 pilotos no grid, destaque para o goiano Raphael Teixeira que é o atual campeão da categoria PRO, distribuídos nos 24 carros preparados pelo mesmo time de técnicos e engenheiros da competição.
Dentre os pilotos, 19 deles são estreantes na categoria. A faixa etária entre eles varia bastante também, vai desde a jovialidade dos 16 anos do cuiabano Lucas Mendes à experiência dos 53 anos do londrinense Léo Yoshii.
Importante pontuar que os pilotos serão divididos em três categorias da seguinte maneira: PRO (para pilotos profissionais); PROAM (para piloto ou duplas com carteira PGC-B, com experiência ou título no kartismo nacional e na Sprint Race (GP ou AM), entre outros categorias); e AM (para pilotos de 27 anos ou mais e pilotos convidados pelo promotor).
Algumas das regras da NASCAR americana estarão presentes nas pistas brasileiras. O destaque fica por conta do uso da fila dupla: tanto as largadas, como as relargadas após o safety sar serão realizadas neste formato e em movimento.
Os treinos oficiais e o classificatório acontecem neste sábado (18). A programação no domingo (19) terá largada da corrida 1 a partir das 9h55 e da corrida 2 às 12h45.
As transmissões de todas as emoções da NASCAR Brasil Sprint Race poderão ser acompanhadas ao vivo, via streaming, no canal do YouTube da competição.
Copa Truck
A Copa Truck chega a sua sétima temporada, com o maior grid de sua história: 30 caminhões na pista e muitas novidades nos bólidos das equipes.
A dança das cadeiras foi a maior desde o início do campeonato em 2017. Atual campeão, Wellington Cirino trocou a Mercedes da ASG pela Iveco da Usual Racing ao lado de Danilo Dirani (ex-PP) e do patrono da equipe, Djalma Pivetta.
Já Felipe Giaffone, retomou o antigo casamento com a R9 Volkswagen para o desenvolvimento do primeiro caminhão com propulsão elétrica do grid, após quatro temporadas representando a Usual Racing com a Iveco.
Outras novidades são as estreias, que prometem fazer tanto barulho quanto os grandes nomes da categoria: Bia Figueiredo e Caio Castro se unem a Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate, Daniel Kelemen e Luiz Lopes na ASG Mercedes.
O classificatório acontece neste sábado (18). A programação no domingo (19) terá largada da corrida 1 a partir das 11h10 e da corrida 2 às 11h45. As transmissões de todas as emoções da Copa Truck poderão ser acompanhadas ao vivo, via streaming, no canal do YouTube da categoria.