O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) divulgou nesta quinta-feira (5) que houve acréscimo de 85% no número de eleitores jovens, com 18 anos ou menos, em relação as Eleições de 2020. Foram 60.808 eleitores cadastradas neste ano, ante 32.841 nas eleições municipais de dois anos atrás.
Em relação ao número total de eleitores no estado, o acréscimo foi de 4,25%, saindo de 4.606.112 em 2020 para 4.801.875. De acordo com o presidente do TRE-GO, Itaney Campos, os jovens foram os principais responsáveis pelo salto numérico. “O aspecto mais positivo e marcante, foi essa questão do eleitorado jovem, que atendeu a convocação, e houve até movimento espontâneo no sentido de levar a juventude a se inscrever”, disse em coletiva de imprensa.
Os números do eleitorado ainda devem mudar um pouco, para maior ou menor, considerando que ainda há, só em Goiás, 42.439 requerimentos presenciais (RAEs) em processamento e 103.804 Título Net aguardando análise pelas zonas eleitorais. Os números finais do eleitorado para as eleições 2022 também depende dos pedidos que foram formulados em outras unidades da federação, especialmente em relação às transferências.
Atendimentos nos últimos dias
A média mensal de atendimento entre janeiro e abril deste ano foi de 3.100 atendimentos por dia. Esse número saltou para 31.838 nos quatro dias com atendimento no mês de maio. Ainda nos quatro primeiros meses do ano é possível notar que o eleitor preferiu o atendimento presencial.
Já no mês de maio essa escolha se inverteu, com o eleitor preferindo a comodidade da internet. A tabela e gráfico abaixo mostram as médias de atendimento mês a mês por via de entrada do pedido: presencial (RAEs) ou pela internet (Tit. Net) e os totais.