A Prefeitura de Goiânia publicou, nesta sexta-feira (11), um novo decreto que aumenta a fiscalização e restringe ainda mais situações que possam gerar aglomeração na cidade.
No documento de N° 1645 consta que, a partir de agora, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) terão autonomia para coibir e dispersar qualquer tipo de evento ou reunião que descumpra as regras de segurança e de saúde durante a pandemia.
O decreto reforça ainda que continua proibido qualquer tipo de aglomeração com mais de 10 pessoas que não estiverem mantendo o distanciamento mínimo de 1,5 m entre elas. Além do aplicativo Prefeitura 24 horas, a população pode fazer a denúncia pelo telefone 153 da Guarda Civil Metropolitana.
Confira o decreto na íntegra clicando aqui.
Discussões
O aumento no descumprimento dos protocolos de segurança contra a Covid-19 foi a principal justificativa para o novo decreto. Em reunião com o governador Ronaldo Caiado na última quarta-feira (9), a secretária de Saúde municipal, Fátima Mrué, já havia anunciado que na capital as regras seriam mais rígidas. Isso porque, segundo Mrué, foi constatado que 50% dos estabelecimentos fiscalizados estavam descumprindo os protocolos.
Para ela, esse comportamento influencia negativamente a realidade de cidades vizinhas e turísticas, que registraram muitas denúncias de aglomerações no feriado prolongado de 7 de setembro. Com o novo decreto, conforme argumentou Mrué, o trabalho de fiscalização por parte dos policiais seria facilitado.
Leia mais:
Caiado prorroga estado de emergência em saúde pública por mais 120 dias