19.8 C
Goiânia
sábado, 25, junho 2022
- Anúncio -

No próximo final de semana, Fórmula 4 irá acelerar pela primeira vez no Brasil com piloto goiano no grid

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Fórmula 4 Brasil, campeonato certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), contará com quatro equipes – Cavaleiro Sports , KTF, Full Time e TMG Racing – e 16 pilotos, sendo um deles o goiano Víncius Tessaro, no grid.

De fabricação italiana, o modelo Tatuus F4 T-021, será o modelo base utilizado na categoria de base de monopostos nacional que contará como pontos na superlicença para a F1, e, claro, bom custo-benefício para formar jovens pilotos com destino à Europa.

Antecedentes da FIA Fórmula 4 Brasil

O Automobilismo brasileiro por muitos anos ficou sem uma categoria de base. A Fórmula Renault 2.0 Brasil durou de 2002 até 2006 e viu surgir grandes nomes como: Sergio Jimenez, Allam Khodair e Felipe Lapenna – todos atualmente pilotos da Stock Car.

Após um longo hiato, Felipe Massa foi o idealizador da Fórmula Futuro – patrocinada pela FIAT e com o aval da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) – que, sem apoio financeiro, teve apenas duas temporadas (2010 e 2011).

A Fórmula 3 Brasil e a Fórmula 3 Sul-Americana não tinham força para formar pilotos e usavam, até o fim dos seus dias (a F3 Brasil em 2017 e a Sul-Americana em 2013), o chassi Dallara F309, de 2009.

“É um novo marco para o nosso automobilismo. A Vicar, ao trazer para o Brasil o Fórmula 4 Certificado pela FIA, proporcionará uma categoria de altíssimo nível, equivalente ao que tem de melhor no mundo. Vai ser um grande campeonato e um novo futuro para nosso esporte a motor, declarou, Gastão Fráguas Filho, campeão do Mundial de Kart FIA em 1995 e líder do projeto da Fórmula 4 Brasil por parte da Vicar.

A temporada 2022 da Fórmula 4 Brasil vai começar no próximo final de semana, nos dias 14 e 15 de maio, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Equipes e pilotos:

CAVALEIRO SPORTS
Felipe Barrichello Bartz, João Tesser, Nicolas Giaffone, Vinícius Tessaro

KTF SPORTS
Álvaro Yoon Cho, Luan Lopes, Richard Annunziata, Victor Backes

FULL TIME SPORTS
Fernando Barrichello, Nelson Neto, Pedro Clerot, Ricardo Gracia

TMG RACING
Aurélia Nobels, Lucas Staico, Lucca Zucchini, Nicholas Monteiro

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -