Museu de Arte de Goiânia e Museu Frei Confaloni têm exposições gratuitas durante as férias de Julho

Data:

Quem procura opções culturais para o período de férias em Goiânia pode aproveitar a programação gratuita dos museus administrados pela Prefeitura. O Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis, e o Museu Frei Confaloni, na Antiga Estação Ferroviária, recebem exposições que reúnem gravura, pintura, aquarela, cerâmica e arte contemporânea, com atrações para visitantes de todas as idades.

No MAG, a exposição coletiva “Pachamama”, do Ateliê Livre de Gravura, segue em cartaz até o dia 9 de agosto. A mostra reúne obras de 12 artistas que exploram temas como memória, natureza e identidade por meio de técnicas como xilogravura, gravura em metal, monotipia, colagraph, matrizes orgânicas e livros de artista. Inspirada no conceito andino de “Mãe Terra”, a exposição também dialoga com a obra do poeta Manoel de Barros.

A Sala Ana Maria Pacheco, no Museu de Arte de Goiânia, recebe até 31 de agosto a exposição “O que resta e o que sonha”, da artista visual Anna Rita Araújo. A mostra reúne pinturas em acrílico, aquarelas e cerâmicas produzidas entre 2020 e 2025. Parte desse trabalho foi desenvolvida durante uma residência artística realizada pela artista nos Estados Unidos. As obras abordam temas como memória, deslocamento, identidade e transformação.

Exposição no Museu Frei Confaloni

Já o Museu Frei Confaloni recebe, entre os dias 20 de julho e 7 de agosto, a exposição “Da Originalidade ao Sensorial”, da artista plástica Sandri D’Poá. Autodidata, ela apresenta trabalhos produzidos com resina e materiais orgânicos e inorgânicos, explorando texturas, formas e experiências sensoriais.

Além das exposições temporárias, o Museu Frei Confaloni mantém aberta ao público uma mostra permanente sobre a trajetória de Frei Confaloni. O espaço reúne a Via Sacra, painéis históricos e peças ligadas ao patrimônio ferroviário de Goiânia. Entre os destaques estão a Maria Fumaça e o relógio da antiga estação, símbolos da arquitetura Art Déco da capital.

Segundo o diretor do Museu de Arte de Goiânia, Antônio Da Mata, a programação busca aproximar a população dos espaços culturais da cidade.

“Estamos abertos para receber crianças e adultos, para que apreciem a experiência de estar dentro de um museu. São espaços públicos, da comunidade e para a comunidade”, destacou.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Espanha e Bélgica brigam por vaga entre os quatro melhores; vencedor encara a França na semifinal

A Copa do Mundo de 2026 segue nesta sexta-feira...

Com 86% dos casos solucionados, Goiás lidera ranking nacional de esclarecimento de homicídios

Goiás registrou o maior índice de esclarecimento de homicídios...

Com gols de Mbappé e Dembélé, França derrota Marrocos por 2 a 0 e avança à semifinal

A França confirmou o favoritismo e garantiu a primeira...

Projeto que cria a Casa do Autista é aprovado pela Câmara de Goiânia e segue para sanção de Sandro Mabel

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em definitivo, nesta...