MP vê elo político no assassinato de GCM, e policial penal se torna réu no Paraná

Data:

Diferente do entendimento da delegada Camila Cacconello — responsável pelas investigações do assassinato do tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) de Foz de Iguaçu (PR), Marcelo Arruda, o Ministério Público do Paraná (MPPR) disse que, sim, que houve relação política em influência no crime.

O MP ofereceu denúncia — e a justiça do Paraná aceitou — nessa quarta-feira (20) contra o policial penal Jorge José da Rocha Guaranho por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e perigo comum).

No dia 9 de julho, o agente invadiu uma festa e assassinou o guarda municipal Marcelo Arruda, que comemorava o seu aniversário de 50 anos com uma festa temática do PT em um salão de evento, em Foz do Iguaçu.

Ainda no fim da tarde desta quarta-feira (20), a justiça do Paraná recebeu a denúncia e tornou réu o atirador. Na decisão, o MP narra o contexto da discussão política do assassinato e viu como motivação fútil a “preferência político-partidárias antagônicas” dos envolvidos. O MP — que frisou se basear em questões técnicas — disse entender que a conduta de Guaranho não feriu estado democrático de direito, mas atentou contra a vida de Arruda.

Na denúncia, o MP diz que Guaranho, antes de disparar dois tiros contra Arruda, disse que “petista vai morrer tudo”.

Os promotores afirmaram que a Constituição não define o que é crime político. Para eles, o acusado atentou contra a vida de Arruda, e não contra o Estado.

“Embora a gente reconheça a motivação política dele [Guaranho], em razão dessa divergência no campo político-partidário — isso é evidente, está mais do que claro—, nós não temos de outro lado a lesão ao bem jurídico específico que é o Estado como ente político […] A conduta do Guaranho atinge outro bem jurídico que é a vida, e não o Estado como um ente político”, disse.

Após o assassinato do petista, diversos políticos condenaram a ação do policial penal, afirmando que ele agiu por ódio político por apoiar o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e porque a vítima apoiava o ex-presidente Lula.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Aparecida amplia iluminação pública com LED em novos trechos da cidade

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou uma nova...

“Vingadores: Doutor Destino” terá pré-venda de ingressos a partir de 15 de setembro no Brasil

Ingressos serão liberados primeiro para salas Infinity Vision e, depois, para os demais cinemas do país

Goiás alcança 99 de 100 pontos em índice nacional de serviços públicos digitais

O resultado ficou 29,68 pontos acima da média das 26 unidades federativas participantes, que foi de 69,32 pontos

Atleta goiano Diogo Aciolle conquista vaga e vai representar Goiás no Mundial de Jiu-Jitsu no Japão 

O atleta goiano Diogo Aciolle representará Goiás no Campeonato...