A tão esperada reestruturação asfáltica da Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara, está em andamento e tem sido motivo de comemoração para moradores e comerciantes da região. A via, considerada estratégica por ligar a BR-153 à Região Norte de Goiânia e à Avenida Perimetral Norte — com acesso às GOs 080 e 070 —, passa por uma completa revitalização realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
A operadora de caixa Helena Lino, que trabalha em uma sorveteria da avenida, lembra os transtornos que enfrentava diariamente. “O asfalto aqui era péssimo. Vi acidentes acontecerem, gente caindo ao atravessar. Agora acredito que vai ficar um tapete”, disse. Ela também relata que, mesmo dentro do ônibus, sofria com os impactos causados pelos desníveis da pista. “Já me machuquei mesmo estando sentada. A gente bate as costas, chega a cair. Esse problema vai acabar.”

O comerciante Hegli Elton Preda, que se desloca diariamente de Inhumas para sua loja de ovos na avenida, conta que chegou a ter prejuízos por conta do asfalto irregular. “Já perdi cartela e meia de ovos por causa do balanço do carro. O cliente recebe o produto quebrado e não entende que o problema está na rua. No fim das contas, é o lucro da gente que vai embora.”
Para Vitória Ventura, funcionária de uma peixaria local, ver as máquinas na avenida foi quase inacreditável. “Depois de tantos anos, achei que nem ia acontecer. Agora, os clientes não vão mais reclamar de pneu estourado ou medo de passar aqui. O prefeito está de parabéns”, afirmou.
Leia Mais: Governo de Goiás usa tecnologia inédita para garantir segurança na Romaria de Trindade
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Detalhes da obra
A obra prevê a reconstrução da base nos pontos mais críticos e a aplicação de um novo asfalto com oito centímetros de espessura de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). O investimento total é de R$ 8,2 milhões e a previsão de conclusão é de 60 dias.
Atualmente, o trecho entre a BR-153 e a Praça dos Expedicionários, com pouco mais de 2,5 quilômetros, passa pela fresagem — etapa de retirada do pavimento antigo. Ao todo, serão revitalizados 5,32 quilômetros, somando os dois sentidos da avenida. Os trabalhos ocorrem de segunda a sábado, das 8h às 18h.
A Seinfra também reforça que o material usado na obra passa por testes no Laboratório de Solo e Betume, garantindo a qualidade e durabilidade do pavimento. O processo é minucioso e começa com análises técnicas do solo e da drenagem, seguido por diversas camadas de preparação e finalização, com o objetivo de oferecer uma pista segura e resistente ao tráfego intenso.
