29.8 C
Goiânia
quinta-feira, 6, novembro 2025

Monitoramento geotécnico indica que estrutura do Aterro Sanitário de Goiânia está segura e estável 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Comurg, recebeu nesta terça-feira (4) o Relatório Técnico de Monitoramento Geotécnico do Aterro Sanitário da capital. O estudo confirmou que a estrutura está estável e segura, com fator de segurança acima do exigido pelas normas da ABNT, afastando riscos de desmoronamento ou explosão. 

O engenheiro José Augusto Martins Filho (CREA 20083/D-GO) elaborou o laudo, que integra o contrato firmado com a Comurg em agosto de 2025. As medições ocorreram entre setembro e novembro, após a instalação de 50 marcos superficiais no local. 

Segundo o documento, o trabalho seguiu as normas da ABNT, especialmente a NBR 11682, que define fator mínimo de segurança de 1,5 para estruturas estáveis. No entanto, as quatro áreas avaliadas apresentaram resultados de 2,1; 1,9; 2,5; e 1,8, todos acima do limite exigido, confirmando a estabilidade geotécnica do aterro. 

Leia Mais: Pesquisa realizada pelo Procon Goiânia aponta diferença de até 200% em produtos da cesta básica 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

A equipe usou GPS de alta precisão (RTK) e drones para realizar as análises. Os equipamentos permitiram comparar as medições topográficas e o volume de resíduos. As diferenças observadas foram compatíveis com a quantidade de lixo recebida e não mostraram sinais de instabilidade. 

O relatório recomenda manter o monitoramento a cada dois meses e reforçar os cuidados com os taludes e o sistema de drenagem, garantindo a manutenção dos níveis de segurança. 

O estudo integra o processo de adequação do Aterro Sanitário. Ele subsidiará o pedido de licenciamento ambiental junto à Semad. A Comurg seguirá com o cronograma de monitoramento e melhorias para assegurar a operação contínua e segura do espaço. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -