Os médicos que aderiram ao novo edital de credenciamento da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começaram a atuar na Rede Municipal de Saúde no domingo (1º/2). Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, cerca de 70% dos profissionais que já trabalhavam na rede migraram para o novo modelo de contratação.
Os contratos antigos seguem válidos até 28 de fevereiro. Já os profissionais que assinaram o novo credenciamento passam a iniciar os atendimentos ao longo de fevereiro, conforme a data prevista em cada contrato.
“Tivemos uma adesão significativa ao novo credenciamento, o que garante a continuidade dos atendimentos. Os médicos que já foram chamados e assinaram contrato iniciaram os trabalhos”, afirmou Pellizzer. Ele explicou ainda que a secretaria fará novos chamamentos durante o mês, até que todas as unidades estejam com as vagas preenchidas.
O edital de credenciamento médico nº 003/2025 prevê a contratação de profissionais para as áreas de urgência e emergência, atenção primária, especializada e verificação de óbitos. Ao todo, podem ser contratados até 1.876 médicos, conforme a carga horária escolhida por cada profissional.
De acordo com a SMS, há uma fila de médicos aguardando convocação, o que garante quantitativo suficiente para atender à demanda da rede. Além disso, o Plano de Contingência prevê plantões extras para profissionais já contratados, já que o novo edital permite até 25 plantões mensais de 12 horas.
“O novo credenciamento possibilita suprir déficits históricos nas redes de atenção à saúde, ampliando o acesso da população aos serviços, com responsabilidade fiscal e sustentabilidade financeira”, destacou o secretário.
Leia Mais: Adolescentes de 14 a 15 anos podem se inscrever no Aprendiz do Futuro até 28 de fevereiro
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
Assistência contínua
A gerente de Urgência e Emergência do município, Jeisa Cristina, afirmou que as novas contratações garantem atendimento contínuo nas unidades de funcionamento 24 horas.
“Esses profissionais estão atuando diretamente na linha de frente, nos prontos-socorros, assegurando atendimento imediato à população. O credenciamento permite uma contratação mais ágil e flexível, oferecendo respostas mais rápidas e eficientes às demandas da saúde pública”, explicou.


