A Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma) resgatou 105 animais silvestres em residências e estabelecimentos comerciais da capital, nos primeiros meses de 2023. Em janeiro, a Amma realizou 39 resgates e 23 orientações. No mês de fevereiro, foram 58 resgates e 21 orientações. Já em março, até esta segunda-feira (20), a Amma já havia resgatado 28 animais e prestado 11 orientações.
As ações foram realizadas após comunicação da comunidade pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422. Presidente da Amma, Luan Alves destaca a importância de a população não alimentar animais silvestres. “Nos parques, que são unidades de conservação dentro da cidade, os bichos possuem alimentação própria”, explica.
A gerente de Proteção e Manejo de Fauna da Amma, Isabela Saddi, complementa que a população deve evitar alimentar esses animais mesmo quando eles se aproximam de residências. “Isso pode prejudicar a saúde e tornar esses animais silvestres domesticados. Pode até incentivar, inclusive, que aqueles com hábito oportunista, como os primatas, fiquem dependentes na residência”, explica Isabela Saddi.
Além da Amma, os Bombeiros realizam o trabalho de resgate em Goiânia, quando acionados pelo telefone 193, principalmente em casos em que o animal está localizado em locais altos. A pasta destaca que ações contra a integridade desses bichos caracteriza crime ambiental. Para solicitar o resgate de animais, a Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Amma pode ser acionada pelos telefones 161 ou (62) 3524-1422.
Leia mais: Rede Hemo anuncia nível crítico dos fatores negativos no banco de sangue