33.8 C
Goiânia
sexta-feira, 24, setembro 2021
- Anúncio -

Maior hidrelétrica em Goiás está com capacidade de reservatório menor que em ano do apagão

Usina localizada em Itumbiara tem capacidade para produzir 2083 megawatt, mas atualmente produz apenas 19% deste total

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

O nível de água do reservatório da hidrelétrica de Itumbiara, que é a maior de Goiás, está com o nível de produção de energia abaixo de 10%. O número é menor que o registrado em agosto de 2001, de 11%, quando houve um apagão no Brasil. Outras usinas em Goiás, como as de Batalha e São Simão, apresentam níveis um pouco melhores, mas ainda baixos: 20,5% e 15,83%, respectivamente.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o volume útil atual da hidrelétrica de Itumbiara está em 9,77%. A usina tem capacidade de gerar 2.083 megawatt. Mas de acordo com Furnas, órgão que administra a usina, no início da última semana a geração média da hidrelétrica de Itumbiara foi de 388 megawatt, o que equivale a 19% da capacidade total da unidade.

Em Goiânia, assim como nas hidrelétricas, a situação do nível da água na bacia que abastece a nossa capital também é preocupante. Conforme a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a vazão do Rio Meia Ponte perdeu 251 litros por segundo em apenas quatro dias, o que fez com que o rio passasse a ser classificado em Nível Crítico 3, classificação que é a segunda mais grave dentre as medições.


Leia mais: Vereadores de Senador Canedo cobram solução do Executivo para enfrentamento à falta de água

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -