31.8 C
Goiânia
terça-feira, 19, agosto 2025

Maior hidrelétrica em Goiás está com capacidade de reservatório menor que em ano do apagão

Usina localizada em Itumbiara tem capacidade para produzir 2083 megawatt, mas atualmente produz apenas 19% deste total

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O nível de água do reservatório da hidrelétrica de Itumbiara, que é a maior de Goiás, está com o nível de produção de energia abaixo de 10%. O número é menor que o registrado em agosto de 2001, de 11%, quando houve um apagão no Brasil. Outras usinas em Goiás, como as de Batalha e São Simão, apresentam níveis um pouco melhores, mas ainda baixos: 20,5% e 15,83%, respectivamente.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, o volume útil atual da hidrelétrica de Itumbiara está em 9,77%. A usina tem capacidade de gerar 2.083 megawatt. Mas de acordo com Furnas, órgão que administra a usina, no início da última semana a geração média da hidrelétrica de Itumbiara foi de 388 megawatt, o que equivale a 19% da capacidade total da unidade.

Em Goiânia, assim como nas hidrelétricas, a situação do nível da água na bacia que abastece a nossa capital também é preocupante. Conforme a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a vazão do Rio Meia Ponte perdeu 251 litros por segundo em apenas quatro dias, o que fez com que o rio passasse a ser classificado em Nível Crítico 3, classificação que é a segunda mais grave dentre as medições.


Leia mais: Vereadores de Senador Canedo cobram solução do Executivo para enfrentamento à falta de água

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -