O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou nesta quinta-feira (30) uma lista com os 26 criminosos mais procurados no Brasil. O documento agora será permanente.
Estão listados acusados de crimes graves e violentos, com mandados de prisão em aberto e ligados a organizações criminosas. É possível acessar a lista no site da pasta. Os nomes serão atualizados mensalmente.
Conforme o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a lista de procurados foi feita com base em informações obtidas com as áreas de segurança estaduais e a partir de 11 critérios objetivos. Entre eles estão posição de liderança em organização criminosa, capacidade financeira para investir em atividades criminosas, atuação interestadual e internacional, entre outras.
Para Moro, a lista é importante para facilitar as prisões e enfraquecer atuação de organizações criminosas no país.
Dados da criminalidade
Conforme dados da pasta, o país teve quede de 21,4% nos homicídios nos primeiros nove meses de 2019, em comparação com igual período de 2018.
Também houve redução de outros índices de criminalidade, como ocorrências envolvendo estupro (6,4%), roubo a banco (38,4%), latrocínio (22,2%), roubo de cargas (23,3%) e roubo de veículos (26,4%).
Leia mais:
Aparecida intensifica fiscalização contra maus-tratos a animais