28.8 C
Goiânia
quinta-feira, 22, maio 2025
- Anúncio -

Inteligência artificial ajuda Juceg a reduzir fila de análise em mais de 70%

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) reduziu drasticamente o tempo de análise de processos administrativos com a adoção de uma ferramenta de inteligência artificial (IA). Em apenas um mês de uso externo, a tecnologia já provocou uma queda média de 50% na fila de análise, chegando a um pico de 71,4% de redução. Antes da IA, cerca de 1.400 processos aguardavam avaliação diariamente; agora, esse número caiu para cerca de 700.

Além de tornar o fluxo mais ágil, a IA também aumentou em 30% a produtividade dos analistas. O tempo médio para deferimento ou devolução de exigências caiu de 48 horas para aproximadamente 15 horas, otimizando significativamente os serviços da autarquia.

Tecnologia aponta erros e reduz retrabalho

A ferramenta foi implantada inicialmente para uso interno e, há cerca de um mês, passou a ser acessível também aos usuários externos. Ela identifica erros comuns nos documentos — como problemas ortográficos, divergências em nomes e números — e os destaca para correção. No entanto, não realiza ajustes automáticos.

“Cabe ao usuário fazer a correção. Se ignorarem a sugestão, devolveremos o processo com as mesmas exigências”, explica o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.

Com a redução dos erros apresentados, os analistas conseguem dedicar menos tempo a cada processo. Isso tem se refletido diretamente na fila. “Na última semana, por exemplo, iniciamos a segunda-feira com 700 processos e chegamos à sexta com apenas 400. A IA indica diretamente as inconsistências, o que facilita a análise”, destaca Eliana da Glória Silva Dias, gerente técnica de decisão singular.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Goiás Social entrega e substitui cartões dos programas Mães de Goiás e Dignidade, em Goiânia

Meta é avançar ainda mais

Segundo Eliana, a tecnologia ainda passa por ajustes, mas já apresenta resultados sólidos. “Estamos em contato direto com os responsáveis pelo sistema, informando falhas e sugerindo melhorias. A expectativa é reduzir ainda mais a fila nos próximos meses”, afirma.

A utilização da inteligência artificial integra o conjunto de ações da Juceg para desburocratizar o registro mercantil em Goiás, iniciado em 2019. Hoje, todo o processo de abertura de empresas ocorre online, e um novo CNPJ pode ser criado em até 15 horas.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -