30 idosos foram beneficiados com próteses dentárias desenvolvidas pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A ação faz parte do projeto de extensão Volte a Sorrir. A entrega será nesta terça-feira (28), das 8h às 12h, no Ambulatório 3 da unidade, no Câmpus do Setor Universitário.
Todos os selecionados são idosos de baixa renda, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles já tiveram atendimentos agendados na Faculdade de Odontologia pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e realizaram consulta de triagem para avaliação da necessidade de próteses totais bimaxilares.
Foram quatro sessões de retorno após o atendimento ambulatorial para que fossem feitas as moldagens das próteses. O tratamento não foi cobrado dos pacientes. A SMS arcou com as despesas por meio de convênio.
Demanda
O projeto Volte a Sorrir se baseia em uma pesquisa divulgada pela Edelman Insight, em 2018, que mostrou que 16 milhões de brasileiros vivem sem dentes. O levantamento ainda diz que 41% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.
“Aexpressão máxima da alegria de uma pessoa é o sorriso, e o protagonista do sorriso é o dente. A pessoa desdentada sorri, mas esta condição afeta a sua autoestima. O Volte a Sorrir é um meio para emoldurar o sorriso e devolver a alegria”, afirma o coordenador do projeto, Celio Umberto de Araújo.
Leia mais:
Aparecida de Goiânia abre mais de 5 mil vagas na educação infantil