27.8 C
Goiânia
domingo, 5, maio 2024
- Anúncio -

HGG promove evento em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Trans

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Em lembrança ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado nesta quarta-feira (29), o Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), em parceria com a Superintendência de Ação Integral à Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde promove o eventro Processo TX: Avanços e Desafios.

Por meio da exposição fotográfica “Nosso Mundo Trans”, 10 modelos transexuais de ambos os gêneros mostram como enxergam o mundo e a si mesmos.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Ismail Alexandrino, a ação se trata de respeito aos princípios do SUS e busca pela dignidade das pessoas, independente da identificação de gênero.

“Acho que este momento é uma consolidação desse respeito porque evoca o princípio de integralidade. É enxergar o ser humano na sua integralidade, independente da forma de pensar, respeitando suas decisões e fazendo isso com muita responsabilidade, trazendo o aspecto técnico para subsidiar todo esse processo”, avaliou.

O HGG tem em funcionamento, desde setembro de 2017, o Ambulatório TX, que é especializado em processo transexualizador, com oferta de atendimento médico e multiprofissional a transexuais e travestis. Pacientes têm atendimento de parte ambulatorial com acompanhamento clínico, pré e pós-operatório e hormonioterapia. A parte hospitalar conta com realização de cirurgias e acompanhamento pré e pós-operatório. São oferecidos também assistência interdisciplinar e multiprofissional de várias especialidades.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, a estrutura é um pioneirismo dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). “É referência em várias ações. Precisamos consolidá-las para que o estigma criado na sociedade possa diminuir e essas pessoas passem a ter inserção, reconhecimento, cidadania e identidade de acordo com o que passa realmente na sua cabeça.

Uma mesa-redonda com a participação de integrantes da equipe multidisciplinar do Projeto TX completa a programação especial para lembrar a data no HGG. Integrantes da população trans aproveitam a oportunidade para trocar experiências e tirar dúvidas. Uso indevido de hormônios, desafios da população trans, dificuldade de atendimento, entre outros temas estão em debate na unidade da SES. A partir da tarde desta quarta-feira, 29, a exposição Nosso Mundo Trans poderá ser conferida no térreo por HGG.

Leia mais:

Aulas nos Cmei’s começam nesta quinta-feira (30)

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -