21.8 C
Goiânia
segunda-feira, 22, setembro 2025

Hemu e Bombeiros recolhem leite materno em domicílio e garantem alimento a bebês prematuros

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu) convida mães que estão amamentando a se tornarem doadoras de leite materno. A doação é simples, gratuita e não exige deslocamento. Por meio do Projeto Amamentar – Bombeiros Nutrindo a Vida (Proama), militares do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) buscam os frascos diretamente na casa das doadoras em Goiânia e Região Metropolitana, em parceria com a Fundação Dom Pedro II. 

Segundo o Ministério da Saúde, um único frasco de leite pode alimentar até 10 bebês prematuros ou de baixo peso. No projeto, as sargentos Beatriz Alves Ribeiro e Ronilde das Chagas Ramos realizam visitas semanais, recolhem os frascos já coletados e entregam novos recipientes esterilizados. 

Visitas domiciliares 

As coletas são feitas às segundas, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Além de recolher o leite, as bombeiras reforçam orientações de segurança e higiene para garantir a qualidade da doação. 

Para a coordenadora do BLH do Hemu, Renata Machado Leles, a parceria é indispensável. 

“O apoio do Corpo de Bombeiros permite que o leite chegue de forma rápida e segura às nossas unidades, garantindo que bebês internados recebam o alimento mais completo e saudável que existe”, afirma. 

Já a sargento Beatriz destaca o impacto humano da iniciativa. 

“É uma forma diferente de salvar vidas. As visitas também funcionam como uma rede de apoio, com orientações e até informações de primeiros socorros. Muitas vezes, somos a única visita que essas mães recebem”, relata. 

Leia Mais: Prefeito Sandro Mabel autoriza retomada das obras do viaduto na Avenida Leste-Oeste 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Quem pode doar 

De acordo com a Anvisa, podem se tornar doadoras mulheres que estejam amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho, desde que sejam saudáveis e tenham exames compatíveis. Não podem doar mães que fumem, usem álcool, drogas ilícitas ou medicamentos incompatíveis com a amamentação. 

A seleção é feita pelo médico responsável do Banco de Leite ou posto de coleta. Para se candidatar, basta entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (62) 3956-2921.  

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -