Um grupo de defensores dos animais protestou neste domingo, dia 30, em frente o zoológico de Goiânia pedindo que o urso Robinho seja transferido para um santuário no interior de São Paulo. Eles usavam cartazes e faixas com frases que reforçavam a motivação.
Recentemente a prefeitura de Goiânia conseguiu na justiça o direito de manter o urso na capital. O grupo alega que o animal não esta no habitat natural dele. Já a administração do zoológico afirma que o ambiente foi adaptado e que Robinho, que tem 17 anos, nasceu aqui, como a mãe dele, a ursa Lucy, que viveu mais de 40 anos.
O caso foi parar na justiça depois que uma ONG pediu a mudança do urso alegando que ele sofria maus tratos e estava em um ambiente que não era seu habitat natural. Ursos como o Robinho vivem no Canadá em temperaturas de até – 38 graus, enquanto aqui, ele enfrenta muito calor. A decisão concedeu o direito da transferência.
A administração do zoo fez adaptações colocando Robinho em um espaço maior, de 700 metros, com ar condicionado e piscina. A prefeitura recorreu da decisão e conseguiu a revogação da liminar que obrigava a mudança.
Texto: Danila Bernardes