24.8 C
Goiânia
sábado, 5, julho 2025
- Anúncio -

Governo de Goiás usa tecnologia inédita para garantir segurança na Romaria de Trindade

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás montou um verdadeiro aparato tecnológico para garantir a segurança dos fiéis durante a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade. Pela primeira vez, a tradicional festa religiosa conta com uma operação de segurança pública de alto nível, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), que já resultou na recaptura de 12 foragidos da Justiça até esta sexta-feira (04). 

Com a utilização de drones, câmeras inteligentes, reconhecimento facial, leitura de placas e uma central de monitoramento integrada, a operação reúne as principais forças de segurança do Estado. A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e até a Força Nacional atuam juntas em uma ação coordenada. 

Núcleo de inteligência reforça monitoramento 

Uma das grandes novidades desta edição foi a criação do Núcleo de Operações e Análise de Inteligência da Polícia Militar (Noai), instalado em Trindade especialmente para a Romaria. Segundo o tenente-coronel Edson Rocha, comandante do 16º Comando Regional da PM, a central reúne profissionais de diferentes áreas que trabalham em sincronia com base em dados e tecnologia de ponta. 

“Com o Noai, conseguimos monitorar áreas críticas em tempo real e agir com rapidez e precisão. Isso é um marco inédito na segurança da Romaria”, destaca Rocha. O comandante também revelou que os índices de criminalidade na cidade caíram mais de 60%, mesmo com o aumento do número de visitantes. 

Leia Mais: Estudo aponta que Aterro Sanitário de Goiânia pode funcionar por até 30 anos com adequações  

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Reconhecimento facial e drones em ação 

Outro ponto forte da operação é o uso massivo de câmeras com reconhecimento facial, totens interativos em pontos estratégicos e o patrulhamento aéreo feito por drones. A cidade está cercada por um sistema que identifica todos os veículos que entram e saem, além de alertar sobre qualquer irregularidade. 

“O monitoramento é total. Trindade nunca esteve tão segura”, afirma o tenente Amaral, que coordena os projetos do 16º CRPM. 

Monitoramento móvel e respostas rápidas 

Para reforçar ainda mais a vigilância, foi implantado um Comando de Monitoramento Móvel (CMM) — um ônibus com estrutura semelhante à central de monitoramento fixa. Ele circula por áreas com maior aglomeração para oferecer respostas rápidas a qualquer ocorrência. 

O Centro de Comando e Controle Integrado, montado temporariamente na cidade, supervisiona toda essa estrutura. A Sala de Gestão Integrada da Romaria também ajuda, centralizando todas as ações em tempo real.

A operação segue até o encerramento da festa, no domingo (6/7), com foco total em garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os romeiros. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -