O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou neta terça-feira, 17, um repasse no valor de R$ 21,6 milhões para a Associação de Combate ao Câncer de Goiás (ACCG), entidade que mantém o Hospital Araújo Jorge (HAJ), em Goiânia. O valor será disponibilizados em 12 prestações no valor de R$: 1,8 milhões. De acordo com o governo, as duas primeiras prestações já foram pagas.
“O momento agora é outro: é fazer com que o dinheiro público seja corretamente aplicado. Cada centavo vai ser colocado no lugar em que deve ser colocado, nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública, programas sociais, em tudo o que for finalidade do Estado”, disse Caiado.
O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, destacou que a situação da pasta estava realmente “calamitosa” quando veio do Distrito Federal para gerenciar a área, no Estado.
“O desafio era, e é ainda, muito grande, mas por ser goiano, entendi que devia devolver ao meu Estado tudo o que aprendi”, ressaltou, ao lembrar que neste ano já foram abertos mais de 50 leitos de UTI, além de terem sido readequados os contratos com as Organizações Sociais (OSs) que gerenciam unidades de saúde – o que possibilitou economia de gastos e, ao mesmo tempo, aumento da produtividade. “No Hutrin, em Trindade, por exemplo, hoje há vagas ociosas para cirurgias de laqueaduras e outras especialidades”, destacou Alexandrino.
O presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Geraldo Silva, elogiou a iniciativa que confirmou o convenio . “Agradecemos ao governador Ronaldo Caiado por fortalecer o atendimento do Sistema Único de Saúde”, disse, ao pontuar que 88% dos atendimentos do HAJ são feitos pelo SUS.