O Governo de Goiás anunciou um novo ciclo de investimentos em infraestrutura com a liberação de mais de R$ 1,1 bilhão para a execução de sete obras rodoviárias em diversas regiões do estado. Os recursos, oriundos do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), serão aplicados em mais de 330 quilômetros de rodovias que receberão pavimentação, duplicações e construção de pontes. A proposta é facilitar o escoamento da produção agropecuária e melhorar a mobilidade regional.
O grande diferencial desta iniciativa é seu modelo inédito no Brasil: a contratação das obras ocorrerá via parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs). O Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) as representa neste caso. Segundo o governador Ronaldo Caiado, esse novo formato deve virar referência nacional. “A população quer estrada pronta, com qualidade e segurança. Essa inovação permite que entreguemos resultados reais, com mais eficiência e menos burocracia”, disse.
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Modelo mais ágil e transparente
Baseado na Lei Federal nº 13.019/2014, o modelo estabelece que o Ifag, após firmar termo de colaboração com o governo, será responsável por contratar as empresas executoras por meio de chamamentos públicos. As construtoras deverão apresentar qualificação técnica, seguros obrigatórios, e se comprometer com prazos e padrões de qualidade.
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) fiscalizarão as obras. Em caso de falhas ou abandono, o seguro exigido permitirá a substituição imediata da empresa responsável.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Adib Elias, o modelo elimina problemas históricos como obras inacabadas, aditivos abusivos e atrasos. “Esse novo pacto com a população tem foco total em resultado. A obra só para quando estiver concluída”, garantiu.
O presidente da Goinfra, Pedro Sales, reforça que o controle será rigoroso. O Ifag deverá entregar relatórios técnicos e financeiros mensais, além de submeter as contas à auditoria externa. Todo o processo será monitorado online. O saldo financeiro não utilizado retornará ao caixa do Estado.
Locais das obras
As intervenções vão beneficiar principalmente regiões com forte produção agropecuária, nas GOs 461, 147, 178, 180, 206 e 220. Veja os trechos e investimentos:
- GO-461 | GO-194 | GO-221 (52,35 km): R$ 108 milhões
- GO-147 (Bela Vista–Silvânia, 46,26 km): R$ 170 milhões
- GO-178 (dois trechos totalizando 85,4 km): R$ 314,8 milhões
- GO-180 (32,88 km): R$ 138,5 milhões
- GO-206 (68,37 km): R$ 247,4 milhões
- GO-220 (Perolândia, 45,2 km): R$ 166,5 milhões
As obras integram a política de desenvolvimento do Estado. As Leis nº 21.670/2022 e nº 23.291/2025, que viabilizaram o modelo, foram aprovadas com análise da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO).